Etica e relacionamento no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DADOS DA QUESTÃO
 
Avaliando as questões levantadas nos textos, o que você espera dos cidadãos a respeito da responsabilidade social com o planeta? De que forma os nossos governantes podem realizar ações que contribuam para a disseminação dessa prática entre o empresariado?

Acredito que a melhor forma de institucionalizar a responsabilidade social mundialmente, seria um start-up dasgrandes potencias mundiais.
A responsabilidade social, ética e econômica gira em torno de conferências, tratados e reuniões com os grandes líderes mundiais, que não deixam seus interesses de lado para fazer algo que seja significativo para o planeta. De nada adiantaria gastar tempo e dinheiro com incentivo para melhorias nas práticas se o próprio país não se conscientizar do que é precisopara mudar. Podemos tomar como grande exemplo o “protocolo de Kyoto”, que tem como objetivo ser um programa de redução de emissão de gases nocivos, e que em 2011 perdeu um de seus braços mais fortes, o Canadá.
Um país extrator de minerais não pode ter em mente um acordo de redução de dióxido de carbono, porém, a razão para a saída deu-se o fato de os Estados Unidos e a China – responsáveispor mais de 40% das emissões globais de CO2 – não terem aderido ao Protocolo. 
Portanto acredito que pouco adianta incentivar socialmente, o incentivo que move o mundo é o incentivo financeiro, pouco se faz pela sociedade quando a economia está em baixa. O vídeo mostra claramente que a idéia de reduzir o consumo, mudança de hábito, responsabilidade social para com o próximo e com asociedade em geral, não passa de um sonho.
A contribuição dos governantes deve ser canalizada as organizações que são de longe as mais nocivas ao planeta, não só à sociedade. A idéia de praticar vai facilmente se dissipar caso a semente seja plantada de forma errônea, e acredito que antes de praticar com as empresas de grande impacto ambiental e social, os governantes deveriam olhar para seusdomínios e se perguntar, se eles estão fazendo o certo, ou se ainda preferem continuar no equivoco.






DADOS DA QUESTÃO
 Avalie a charge abaixo:
Charge originalmente publicada no jornal Hoje em Dia.

[pic]
 [pic]O que  nos revelam as notícias e a charge acima? Com você as avalia?

O humor está cada dia mais presente no meio empresarial e político.
A Rio+20, aEco92,UNFCCC, Cop´s, OECD, todas são um fracasso, pois ainda estamos perdendo icebergs e cortando árvores como se não houvesse amanhã, a aceleração do aquecimento global é notória, o desmatamento das florestas tropicais é abusivo e iminente. Acredito que estas conferencias tratam de assuntos de interesse próprio entre as nacões, acordos mútuos, mas não da preservação ambiental e social do planeta.
Asnoticias que foram publicadas sobre a RIO+20, foram de encher os olhos, tudo correu bem, como deveria ser, e foi assim que finalizaram uma das maiores conferencias sobre a preservação dos últimos anos, sem governantes mortos, sem arrastão nas praias, sem helicópteros caindo, sem nenhum ataque terrorista. Incrivelmente nada destes aspectos afeta diretamente o desmatamento na Amazônia, a extinção dosanimais na patagônia e muito menos o derretimento das geleiras em quaisquer uns dos pólos.
Na minha opinião, tudo isso não passou de uma farsa para a ONU, para a Unesco e para outros órgãos que se dizem responsáveis por estes assuntos (sociais, educacionais e meio ambiente). Todo incêndio precisa de um socorro, e a RIO+20 foi o socorro para as nações que não tinham mais água para gastar, epediram refúgio para o Brasil, que por sinal, tem muita água, para “gastar”. Lembram que mencionei humor, pois então, tudo isso faz de nós palhaços, de meros espectadores de um circo de horrores, nosso planeta provavelmente levará o mesmo fim de sodoma e gomorra, só que desta vez, recriados pelo homem.














DADOS DA QUESTÃO
 
Reflita sobre a indignação do Pequeno...
tracking img