Etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Moral
Meta da aula
Definir qual é a relação existente entre a Ética e a Moral.
Objetivos da aula
Ao final do estudo desta aula, você deverá ser capaz de:
1. identificar a diferença entre Ética e Moral ;
2. definir a origem da Moral e sua importância para as sociedades humanas;
3. identificar como a racionalização do mundo diferencia a Ética da Moral.

Escolhendo a porta
Naprimeira aula, vimos o que caracteriza a ação ética de uma maneira geral. Vimos como esse tipo de ação deve ter compromisso muito forte com o bem e a justiça coletivos.
Você pode estar pensando nas seguintes questões: o que é uma boa ação? O que é bom para a minha pessoa é necessariamente bom para o outro? Como poderei ser justo se não tenho a certeza de como ser bom?
Tais perguntas podem parecer semsentido porque geralmente temos a sensação de que a nossa noção de justiça, do que é correto e bom, é a noção que todas as pessoas têm, mas, na realidade, as coisas não se passam de maneira tão simples, sobretudo se estivermos em contato com pessoas de tradições culturais diferentes.
Nesta aula, veremos o quanto o conceito do que possa ser bom e justo pode variar. Isso acontece em relação aosvalores de uma maneira geral, que podem variar de acordo com as pessoas e, mais ainda, de acordo com as diferentes culturas. Esse estudo dos valores e de suas variações é o que definimos, nesta aula, como o objeto principal da Moral.
Você pode estar se perguntando: mas isso não seria uma função da Ética? Muitas vezes, os termos Ética e Moral são usados como se fossem sinônimos, e, de fato, emalguns momentos da história da filosofia eles chegaram a significar a mesma coisa. Aqui, no entanto, faremos a diferenciação entre os dois conceitos no sentido de que a Ética pode ser definida como o estudo da conduta humana em relação aos valores.
Para que isso fique mais claro vamos a um exemplo. Imagine que um médico esteja diante desta situação: para salvar a vida de uma criança, ele precisa fazeruma transfusão de sangue nela. Porém, a criança segue uma religião em que a transfusão é proibida e, sendo assim, os pais dela não permitem o procedimento. O médico está diante de dois valores: o valor religioso da família da criança e o valor do juramento que ele fez como profissional, para fazer todo o possível para salvar uma vida. Os dois valores correspondem à Moral.
Agora, o médico teráde tomar uma decisão: precisará pesar os valores e decidir qual deles é mais importante, para então decidir como agir. Ou seja, é o momento em que ele começa a avaliar de maneira racional os valores envolvidos.
A Ética precisa de uma “matéria-prima” para poder ser aplicada, precisa que existam valores estabelecidos. Como exemplos de valores morais de nossa sociedade temos: a fidelidade;• aliberdade;• a igualdade entre os seres humanos;• o matrimônio;• a honestidade;• a prioridade no cuidado com crianças, doentes e idosos;• a valorização do trabalho;• e até a própria democracia.
É claro que muitas vezes a própria Ética põe em questão a verdade desses valores, mas sem um conjunto de valores a Ética não tem como exercer sua função de medir quais atitudes devem ser tomadas, levando-se emconta os valores que estão em jogo. É como se a Ética fosse uma “balança” e os objetos pesados nessa balança fossem as ações relativas aos valores. Tais valores representam todo o conteúdo da Moral.
Outro exemplo que podemos dar para tornar a diferenciação entre Ética e Moral mais clara é o seguinte: imagine que você esteja em uma sala com 30 portas e cada uma delas corresponda a um valor moral.Agora imagine-se tendo que escolher, usando a razão, uma das portas para entrar. A sua escolha em relação a uma delas será uma atitude ética, porque você estará realizando uma ação (abrir uma porta) guiado pela comparação racional que você fez entre os valores ligados a cada porta. Agora imagine você nessa mesma sala, só que sem nenhuma porta para escolher. Ora, se não existem portas, não pode...
tracking img