Etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de arquivologia
Professor dr: Hamilton

Ética e cidadania

Equipe :

Bibliografia:

1-Luis Carlos monteiro carvalho
Professor da Escola do Legislador
2- Ética e Cidadania e a Inclusão social
Autora: Beth Lucchese
3- Desafio de Novos Valores na ética e cidadania
Autor:José Pedro Teixeira Fernandes

4-

5-
















* O que é Ética* O que é Cidadania

* Introdução

* Ética e cidadania

* A ética e cidadania nas relações de inclusão

* A cidadania e os valores de condutas

O que ética?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral",estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás.

O que é cidadania?

Acidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressa-la. È poder votar em quem quiser sem constrangimento. É poder processar um médico que age de negligencia. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro, índio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religião sem se perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelamestágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no transito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito ao outro.

Introdução

Quando se fala em ética e cidadania é inevitável que o tratamento dos conceitos remeta, entre outras coisas, à experiência comunitária, à construção partilhada de certo jeito de viver, à diversidade deprojetos para a cidade e convívio, às vezes tenso, entre diferentes utopias
A experiência ética e cidadã implica que pronunciemos o desejo de organização das relações da vida, dos homens e mulheres entre si e destes com a natureza. É necessário “ecoar” a palavra que denuncia os problemas da vida e anuncie os caminhos que se apresentam como possibilidades de mudança, de novidade, de outro jeito dehabitar, mais justo e inclusivo.

Ética e Cidadania

A ética e a cidadania estão sempre lado a lado, estando aquela inserida nos deveres que todo cidadão deve cumprir. Entretanto, a falta de ética está muito presente no Brasil, como na política e na educação. Isso ocorre, principalmente, pelo despreparo família e escolar e pelo próprio descaso da sociedade.
No Brasil, quando a falta de éticaé comentada, a maioria das pessoas pensa logo na política. Muitos governantes, que deveriam buscar o bem da sociedade, desviam dinheiro de obras públicas para benefício próprio, prejudicando os direitos que a população tem à educação e à saúde de qualidade, à moradia, dentre outros. Porém, a falta de ética também ocorre em outros ofícios na sociedade, como os patrões que assediam seustrabalhadores, professores que falam mal de outros professores em sala de aula e funcionários públicos que aparecem somente nos dias de pagamento.
A cidadania é algo que deve ser discutido no ambiente familiar e escolar e, também, na sociedade. Infelizmente, as famílias, hoje, estão mal estruturadas, não cumprindo com seus principais deveres, e as escolas, principalmente as públicas, são...
tracking img