Etica no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Texto 1: O presente trabalho se propõe a explicar de forma didática quais são as Responsabilidades[1] de um Gestor Financeiro e a Ética[2] que o mesmo deve seguir em seu cargo.

Segundo José Luis Amancio, 35 anos, economista e Administrador do Grupo Profissional de Finanças da revista VOCÊ S/A, a responsabilidade do profissional financeiro do século 21 é averiguar os valores obtidos eos lucros futuros para que possa fazer o planejamento e o controle adequado do caixa, além disso acrescido de conhecimentos e maneiras de agir para aumentar o valor das atividades da empresa.

Devido a muitas mudanças e evoluções que ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade, o foco do Gestor Financeiro passa da tesouraria apenas, para:

✓ Controladoria: Demonstração derelatórios com informações gerenciais, para tomada de decisões.

✓ Planejamento: Traçar estratégias para melhorar o desempenho da empresa;

✓ Controle de Custos: Analisar as informações gerenciais, para poder gerenciar os custos e assim aumentar os Resultados Financeiros.

A Ética de um Gestor financeiro, ou seja, os procedimentos que deve seguir são:

✓ Ser Justo e correto com osdemais;

✓ Ter Disciplina e disciplinar, traçando um caminho a ser seguido;

✓ Estabelecer a rotina e os meios claros e práticos, para que juntos possam atingir os objetivos traçados.

No ponto de vista de José Luis Amancio, o perfil de um Gestor Financeiro deve ser:

1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS: São as mais importantes, pois o gestor precisa ter um esforço pessoal grande queprecisa ser desenvolvido e, principalmente ser mantido dia após dia mesmo com toda a correria do expediente.

• A Transparência é um fator fundamental, pois sem esta e sem clareza a empresa pode ser prejudicada;

• O Comprometimento efetivo: liderar pelo exemplo se comprometendo quando diz: “podem contar comigo”

• Disponibilidade: estar disponível para os colaboradores esubordinados, colaborando e ajudando a equipe.

Um bom gestor, deve preparar sua equipe para seus sucessores, motivando-os e estabelecendo metas e objetivos de acordo com sua realidade. Ao identificar um problema, deve analisar, debater, decidir e resolver. Precisa interagir bem com as pessoas e com o ambiente que o cerca.

2. CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS: Conhecimentos Técnicos; Informática e depreferência saber outro Idioma.

A área financeira tem vários clientes internos( presidente, diretores, gerentes, outros departamentos) e externos (órgãos públicos, investidores, bancos), e saber gerenciar esses clientes, sabendo o que eles querem e quando querem é decisivo para o sucesso

Para otimizar a dinâmica de geração de receitas, custos, despesas,lucros, caixa.etc, é preciso conhecerminuciosamente o funcionamento da empresa.

Se envolvendo com o mercado, e trazendo as melhores práticas do mercado para dentro da empresa, também pode trazer um bom resultado.

Mais importante ainda do que as características pessoais e profissionais, é ter vocação para trabalhar em finanças, seguindo normas e procedimentos, trabalhando sob pressão, cumprir metas, e trazer resultados para aempresa., colocando a mão na massa e liderando um bom time pelo seu próprio exemplo. Pois ser um bom gestor não é uma profissão mas sim o exercício de uma vocação inata do profissional.

Texto 2: Ética na administração e responsabilidade Social do Administrador

Acredito que a responsabilidade social da empresa está diretamente ligada a visão que seus administradores têm.

Moral e ÉticaEntendo que moral é, basicamente, uma ordenação, uma hierarquia de valores. O que é realmente importante para mim? Qual é o ideal, quais são as idéias que dirigem a minha vida? O que considero positivo ou negativo para mim?

È fato que somos constantemente chamados a tomar decisões nas quais consciente ou inconscientemente, os valores que orientam nossas vidas são envolvidos....
tracking img