Etica nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruno Aquino

Atividade Avaliativa 1

Ética dentro das Empresas

Bruno Aquino

Atividade Avaliativa 1

Ética dentro das Empresas:
Qual a importância do Comportamento ético nas Empresas?

Trabalho da disciplina “Ética profissional e responsabilidade Social”
Modulo 1.1 do curso de Gestão em Marketing,
do centro Universitário UniSEB COC,
sob a orientação do Prof. LuisFernando Crespo.

Para o Professor, Médico e Psiquiatra, Augusto Cury, ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo esua localização geográfica. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha individual.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):

a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vidanos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
c) Ser tolerante e flexível: muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
d) Ser íntegro: significa agirde acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.
e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.

Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder daequipe. O fato, porém, é que cada vez mais essa é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa, respeitada e sólida.

O COMPORTAMENTO ÉTICO NAS EMPRESAS
A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder paracontrolar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. A disputa por cargos cresceu e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo.
Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. No dia-a-dia, os sete pecados capitais (luxúria, ira, inveja, gula, preguiça, soberba e avareza) servem como uma espécie deparâmetro para o bom ou mau comportamento em sociedade. No universo corporativo, a falta de ética poderia entrar nessa lista. A maioria das pessoas age com honestidade porque quer dormir com a consciência tranquila - ou, então, porque tem medo das consequências, que podem resultar em atos ilegais ou contrários à ética; afirma Celia Leão (2003).

Uma pesquisa recentemente realizada pela revista EXAMEna internet, respondida por um número de 747 internautas, sugere que ainda há um bom caminho pela frente a ser percorrido pelas empresas, levando-as a um comportamento ético. Com a pergunta: “Como é a ética no seu trabalho?” indica que os leitores desconfiam da alta direção da empresa em relação a comportamento. Apenas 28,7% consideram a direção bastante ou extremamente ética. Embora menos de 10%dos leitores tenham dito que nunca observaram nenhum ato antiético no trabalho, a grande maioria 73% jamais fez denúncia. Os principais motivos: a empresa não tem mecanismos de alerta 38,6% disseram isso; falta de provas 34,3%; medo de represálias do chefe 26,7% e receio de ficar mal visto entre os colegas 21,2%.
Empresas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de...
tracking img