Etica na empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO

O tema ética começou a desperta bastante interesse, principalmente por estar relacionado diretamente com a experiência cotidiana das pessoas, levando-nos a uma reflexão sobre os valores que adotamos, e pelas ações que praticamos, e a maneira pela qual tomamos decisões e assumimos responsabilidades. Vemos hoje, por exemplo, que grande parte das profissões procuramestabelecer seus códigos de ética, numa tentativa de orientar e sistematizar os princípios de orientação para seus profissionais. Porém, sentimos e presenciamos cada vez mais uma crise ética nos diversos segmentos da sociedade que vai desde a situação política do país, passando por situações de corrupção na sociedade e no governo, até mesmo em problemas de relacionamento familiar.

No decorrerdos anos observamos, que a sociedade vem passando por intensas transformações comportamentais que acabam conseqüentemente influenciando as empresas a também passarem por processos de mudanças em relação à sua atuação na sociedade e os impactos gerados por elas. Vivemos em um momento onde os valores éticos, de maneira geral, vem sendo discutidos nos mais diversos meios de comunicação e na sociedade.Vários escândalos ocorrem constantemente envolvendo personalidades públicas onde se tem colocado à prova os valores considerados éticos e morais de nossa sociedade. Este fato acaba refletindo diretamente nas empresas e nos consumidores de todo o mundo, que se tornam mais atentos em relação às questões éticas.

O comportamento ético nas organizações se tornou um importante assunto queestá em destaque no ambiente empresarial de pequenas a grandes empresas, nos mais diversos setores de atividade econômica. Observamos nos dias atuais, que as organizações cada vez mais se preocupam em demonstrar clareza e transparência em suas ações a seus fornecedores, clientes e acionistas. Visto que esta atitude influenciará na sua sobrevivência no mercado.

Da mesma forma, osconsumidores também têm demonstrado uma considerável preocupação de se envolverem apenas com organizações que ajam eticamente. Não se contentando somente em pagar um bom preço pelo produto comercializado pela as mesmas. Questionando-se também se o produto foi elaborado dentro dos padrões de qualidade, se a empresa está cumprindo as suas obrigações fiscais e previdenciárias, se nas suas atividades estáocorrendo desrespeito com a comunidade e o meio ambiente, e também se ela age corretamente com todos os seus stakeholders (Funcionários, clientes, acionistas, fornecedores etc.) em todos os níveis do relacionamento.

De acordo com FILHO (2001): [1]

Nestes tempos de globalização e restruturação, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suaspreocupações em práticas efetivas, montram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios.

Analisando isto, destaca-se que as organizações que conseguirem administrar seus negócios com base nos princípios da ética e da responsabilidade social são as que terão umaefetiva continuidade em suas atividades, percorrendo assim para um caminho para a sustentabilidade, o sucesso empresarial, tendo sua parcela de participação na construção de uma sociedade mais justa e próspera. Segundo Moreira (1999, p.18) “o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral.”

ZONBOLI apudPAULA et al. (2001) salienta que

nesse cenário, torna-se enorme a responsabilidade das organizações, de tal forma que as empresas desempenham um papel de exemplo ou modelo para transformações, sendo vistas como o caminho para a melhoria da humanidade.

A ética se mostra uma preocupação não apenas dos empresários e seus colaboradores, mas sim de toda a sociedade....
tracking img