Etica, doxa e epesteme

369 palavras 2 páginas
1)O que é a Episteme ?
Episteme (ie ἐπιστήμη) é a logica Epsitêmica ( Do grego episteme , '' Conhecimento'') , É uma lógica complementar da lógica clássica que atua com a verificabilidade das sentenças. Os operadores desta lógica são traduzidos em sentenças dos tipos: "certamente é verdade que...", "pode ser verdade que..." é similares. Os ''Professores'' que ensinam essa lógica são e Thales de Mileto, no século XII. O verdadeiro conhecimento, diferente da opinião, o conhecimento das causas que são necessariamente verdadeiras. É uma mistura de ciência com o saber, pelo que difere das chamadas ciências empíricas. Um esforço racional para substituir a opinião (doxa) o conhecimento acerca do contingente.

2)O que é Doxa ?
Doxa (δόξα) é uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular . No pensamento filosófico significa: opinião, juízo, ponto de vista , crença filosófica, também a fama,e a glória humana. Para Husserl, conjunto de crenças e idéias não objetivas; Platão costumava opor conhecimento à “doxa”, o que levou à clássica oposição de erro à verdade. “doxa” pode ironicamente ser definida como a “falha do filósofo”.

3)O que é Ética ? Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um funcionamento social bom, fazendo que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais .Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito’’), mas buscava a melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na

Relacionados