Ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A história começa em 1973 dentro do PARC (o laboratório de desenvolvimento da Xerox, em Palo Alto, EUA), quando foi feito o primeiro teste de transmissão de dados usando o padrão Ethernet. Por sinal, foi no PARC onde várias outras tecnologias importantes, incluindo a interface gráfica e o mouse, foram originalmente desenvolvidas. O teste deu origem ao primeiro padrão Ethernet, quetransmitia dados a 2.94 megabits através de cabos coaxiais e permitia a conexão de até 256 estações de trabalho.
O termo "ether" era usado para descrever o meio de transmissão dos sinais em um sistema. No Ethernet original, o "ether" era um cabo coaxial, mas em outros padrões pode ser usado um cabo de fibra óptica, ou mesmo o ar, no caso das redes wireless. O termo foi escolhido para enfatizarque o padrão Ethernet não era dependente do meio e podia ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras mídias.
A velocidade da Ethernet tem variado ao longo dos anos, enquanto no início atingia 2 Mbps, hoje pode-se atingir uma velocidade de 10 Gbps, e a proporção é que essa aumente a medida do tempo.



2 EVOLUÇÃO DA ETHERNET


Existem muitas variações do protocolo de Ethernet,três necessidades básicas levaram a criação dessas variações: maior velocidade, melhor facilidade do uso e padronização. Em 1973 a velocidade de três Mbps, era considerada uma velocidade alta para época, como o crescimento do uso das redes, fez como que houvesse a necessidade de velocidades cada vez maiores para carregar o tráfego de aplicações modernas.
Com a grande diversificação de serviços quepodem ser usados navegando na internet, como exemplo assistirem a videoconferências, recebendo fluxo de áudio, isso necessita de uma maior velocidade nas redes locais. Outro fator que demonstra a necessidade de aumentar a velocidade da internet, é o acesso a um disco remoto. Há trinta anos, o acesso a disco teria como gargalo a velocidade do próprio disco. Hoje os discos são muito mais rápidos e oacesso a um disco remoto satura uma rede de 10 Mbps.
Nas últimas décadas a tecnologia Ethernet tem sido oferecida em velocidades de 1Mbps, 3Mbps, 10Mbps, 100 Mbps e um Gbps (1000 Mbps), em consequência do aumento da velocidade, várias mídias físicas tem sido utilizados para carregar o tráfego Ethernet: cabos coaxiais grossos, cabos coaxiais finos, vários tipos de pares trancados e fibra ótica.O outro motivo que ajudou nas mudanças na tecnologia Ethernet, foi à facilidade de uso e custo. O Ethernet original, usava um cabo coaxial grosso com duas desvantagens: primeiro, era de difícil instalação; segundo, o cabo coaxial VAI de equipamento em equipamento, fazendo com que qualquer interrupção no cabo resultasse na parada total da rede inteira. Para diminuir esses efeitos, outras mídiasforam utilizadas. Primeiro o cabo coaxial fino, facilmente dobrável, resolveu a questão de instalação. Segundo, para resolver a questão de interrupção na mídia, criou-se um equipamento chamado repetidor, ao qual todos os equipamentos se conectariam através de um par trançado. Dessa forma, a interrupção de sinal em um
par trançado só afetaria a comunicação com um equipamento e não na rede inteira.Para possibilitar velocidades mais altas, várias “categorias” de pares trançados podem ser utilizadas. Finalmente, a mídia de fibra ótica foi introduzida para permitir maiores distâncias, maiores velocidades e devido à sua imunidade a ruídos.
A terceira força motriz da mudança na tecnologia Ethernet é a padronização. A Xerox patenteou Ethernet em 1978. Porém, para promover seu uso maismassificado, a Xerox se aliou à DEC e à Intel em 1980 para formar o padrão Ethernet de 10 Mbps chamado “DIX”. Num esforço paralelo, o IEEE estava, na mesma época, padronizando tecnologias de redes locais e metropolitanas sob o número 802. A tecnologia Ethernet foi padronizada em 1985 pelo IEEE sob padrão número 802.3.
Infelizmente, o padrão DIX e o padrão IEEE 802.3 são ligeiramente diferentes. Com o...
tracking img