Ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com a rápida evolução nos padrões de tecnologias de redes, as varias opções nos leva a pensar qual delas escolher para o em empresas de grande porte ou de pequeno porte. A rede ethernet é a mais utilizada no mundo todo, o que nos leva a acreditar que com ela a conexão entre maquinas se torna mais fácil com esse tipo de rede. A ethernet pode conectar maquinas entre si e tambémimpressoras com alta velocidade, as três necessidades que leva ao uso da ethernet são: maior velocidade, maior facilidade de uso e padronização, por isso neste trabalho iremos ver quais são os usos desse tipo de rede, como elas são configuradas, etc.

1. ETHERNET

O padrão ethernet surgiu em 1972 nos laboratórios da Xerox com Robert Metcalfe.
Com uma rede onde todas as estações compartilhavamdo mesmo meio de transmissão, um cabo coaxial; a configuração utilizada para esta conexão foi a de barramento, utilizava uma taxa de transmissão de 2,94 Mbps.(Dias e Junior, 2002, pg 3).
Em 1973, os pesquisadores Bob Metcalfe e David Boggs, do Xerox Corporation's Palo Alto Research Center (mais conhecido como PARC), e criaram e testaram a primeira rede Ethernet. Metcalfe tentava conectar ocomputador "Alto" da Xerox a uma impressora e acabou desenvolvendo um método físico de cabeamento que conectava os dispositivos na Ethernet. Ele também criou os padrões de comunicação em cabos. Desde então, a Ethernet se tornou a tecnologia de redes mais popular do mundo. Muitos dos problemas da Ethernet são parecidos com os problemas das outras tecnologias de rede. Compreender o funcionamento daEthernet dará a você embasamento para entender as redes em geral.
Com o amadurecimento das redes, o padrão Ethernet cresceu para agregar novas tecnologias. Mas os mecanismos de operação de todas as redes Ethernet atuais se baseiam no sistema original de Metcalfe. O conceito original de Ethernet é: comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Uma vez que o dispositivoestá conectado a esse cabo, ele tem a capacidade de se comunicar com qualquer outro dispositivo. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.

1.1 CAMADA MAC

A ethernet é um rede local, que normalmente operam em computadores que trabalham no mesmo prédio e conectam dispositivos próximos, antes eles podiam encontrarcentenas de metros de cabos disponíveis para conectar dispositivos, fazendo com que a conexão a longa distancia foi dificultada, essa deficiência foi solucionada com avanços recentes de tecnologias fazendo com que a rede ethernet possa ser utilizada com centenas de quilômetros de distancia, e as informações sendo repassadas com a mesa velocidade e agilidade que se os computadores estivesseminterligados no mesmo prédio ou com fios os interligando.
A Ethernet é constituída por um padrão de camada física e camada de enlace, opera à aproximadamente 10 Mbps, com quadros que possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes. O endereçamento é feito através de uma numeração que é única para cada host com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para a identificação do fabricante e os 3 bytes seguintes para onúmero sequencial da placa. Este numeração é conhecida como endereço MAC – Media Access Control.
A sub-camada MAC, pertencente a camada 2 da pilha de protocolos OSI, controla a transmissão, a recepção e atua diretamente com o meio físico, consequentemente cada tipo de meio físico requer características diferentes da camada MAC.
As caracterísitcas da camada de MAC:
* Modo de transmissãohalf-duplex, evoluindo para full-duplex;
* Encapsulamento dos dados das camadas superiores;
* Desencapsulamento dos dados paras as camadas superiores;
* Transmissão dos quadros;
* Recepção dos quadros.

2.2 TERMINOLOGIA DA ETHERNET

Regras simples regem a operação básica da Ethernet. Para compreender essas regras, é importante conhecer a terminologia básica da Ethernet....
tracking img