Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4- INTRODUÇÃO

Estamos vivendo numa era de um alto padrão de consumo. Desde as revoluções industriais muitos produtos tornaram-se acessível para todas as faixas etárias da sociedade. Constantemente estamos estimulados para um consumo ainda maior.

Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muitodepois da revolução industrial, com isto as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mas por outro lado, o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população. Além disso, quanto maisprodutos industrializados, mais lixo é produzido, como, embalagem, garrafas, etc...
Grande parte do que chamamos de lixo e que formara os chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os parâmetros curriculares nacionais de 2001, é preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal dematéria a ser aproveitado, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de matérias não-degradáveis.
A indústria de reciclagem brasileira apesar de muito deficiente, emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo quegeram, diminui o desperdícios, e melhora a limpeza da cidade.
O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser utilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou na criação de novas formas de utilização. Como exemplo temos: Confecção de blocos para rascunhos com papel escrito ou impresso em apenas um dos lados areutilização de envelopes, sacos e embalagens plásticas. A reutilização dos restos dos materiais e entulhos que são que são triturados e podem ser usados em construção simples.

Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo, e isso só é possível se consumirmos menos e de maneiraeficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e produtos em nosso cotidiano. Como afirmou Lavoisier “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

A propaganda nos promete mais conforto e felicidade quando usarmos em abundancia os produtos oferecidos. Ela omite a problemática que a embalagem causa, uma vez que ela não tem mais função é preciso ser descartado. O mesmoocorre quando o produto que estava nela perdeu a funcionalidade ou a utilidade.

Novo Airão é uma pequena cidade em plena expansão. Com o crescimento da cidade cresce também o lixo no lixão da cidade. Situado no km 13 na estrada de Novo Airão a Manacapuru, o lixo é depositado sobre céu aberto. Não existe nenhum tratamento nem aterro do mesmo.

É importante encontrarmeios para diminuir a quantidade de lixo, integrá-lo no máximo possível no ciclo da reciclagem. De forma múltipla podemos contribuir para o meio ambiente através da reciclagem, diminuindo a quantidade do lixo depositado no lixão e economizando energia no reaproveitamento dos diversos materiais. Não somente o meio ambiente é beneficiado como também a população através de geração de emprego e renda.5. OBJETIVO

5.1 OBJETIVOS GERAIS
Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo. Seria isto lixo mesmo? Em...
tracking img