Ete sapucaia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA ONOFRA GOBBI






ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE SAPUCAIA - RJ




ADRIANA ONOFRA GOBBI








ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE SAPUCAIA - RJ




Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para disciplina de Introdução à Gestão Ambiental.Orientador: Prof.: Cristina C. Krawulski

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a um pouco sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto no município de Sapucaia - RJ.
Nosso trabalho foi baseado em pesquisa de campo realizada no dia 02/04 e no período de 03/04 a 13/04 para consolidação e tratamentodas informações coletadas, a fim de apresentar de forma sucinta todo conhecimento adquirido durante o trabalho. Como metodologia, dividimos o trabalho em duas partes, sendo a primeira uma apresentação rápida do município em que está instalada a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), e na segunda parte, será apresentada as características técnicas, processos usados, resultados para a água tratada,gestão de resíduos (lodo) e propostas e sugestões para aproveitamento do lodo gerado na ETE.


2. DESENVOLVIMENTO
1. O Município

O município de Sapucaia está localizado no estado do Rio de Janeiro, com uma população total de 17.504 habitantes. As principais atividades econômicas praticadas no município são o eco-turismo, artesanatos, hotéis-fazenda, cultivo de mangas eatrações turísticas (Pico do Pião e Cachoeira de Sapucaia). As rodovias RJ-154, BR-116 e a BR-393 atravessam o município, sendo a última citada importante rodovia federal de ligação entre a região sudeste e nordeste. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,742 - médio. O clima predominante no município é o tipo Tropical de Altitude Cwa (Classificação climática de Köppen-Geiger).
Ossolos existentes são derivados das rochas metamórficas gnaisse. O município faz parte da maior bacia hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, sendo banhado pela margem direita pelo Rio Paraíba do Sul.
O bioma da região é o de Mata Atlântica, caracterizado pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo. Entre as espécies mais comuns encontram-se algumas briófitas, cipós, eorquídeas. A fauna endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves das mais diversas espécies. É uma das áreas mais sujeitas a precipitação no Brasil. As chuvas são orográficas, em função das elevações do planalto e das serras. A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversosecossistemas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, sejam por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.


2. Estação de Tratamento de Esgoto de Sapucaia - RJ


A coleta, tratamento e lançamento dosefluentes domésticos tratados no rio Paraíba do Sul tem por objetivo mitigar os efeitos negativos da qualidade da água do – trecho de vazão reduzida – TVR (Trecho de Vazão Reduzida), melhorando assim, as precárias condições sanitárias atuais.
Com a implantação do Aproveitamento Hidroelétrico de Simplício, o IBAMA (Figura 3.1 - Licença de Instalação - LI 456/2007, cond.: 2.18), condicionou oempreendimento à construção da estação no município, tornando-se necessária a contratação de empresa especializada para executar esta implantação, denominado Sistema de Tratamento e Esgotamento Sanitário no TVR.


[pic]
Figura 3.1 – Condicionante 2.18, Integrante à Licença de Instalação – LI 456/2007


O serviço de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Trecho...
tracking img