Etas portuguesas

Páginas: 15 (3735 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
Águas do Douro e Paiva SA O novo ciclo da água Complexo do Vale do Sousa

Página 1

abastecimento de água potável é um serviço vital para a qualidade de vida

O

das populações. A empresa Águas do Douro e Paiva, SA, tem por missão garantir o fornecimento de água na quantidade necessária, com qualidade e a um custo socialmente aceitável, promover o desenvolvimento sócio econó-

micodas populações e respeitar os valores ambientais.

Sociedade de direito privado e capitais maioritariamente públicos, a empresa Águas do Douro e Paiva, SA, tem como accionistas a Águas de Portugal, SGPS, SA, e os municípios aderentes.

Criada em Maio de 1995, celebrou com o Estado Português o contrato que lhe atribui, por um período de 30 anos, a concessão do Sistema Multimunicipal deAbastecimento de Água à Área Sul do Grande Porto.

Nessa data, a empresa tinha sob a sua responsabilidade a captação, tratamento e adução de água aos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ovar, Porto, Santa Maria da Feira, S.João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Em 1998, esse espaço foi alargado a mais 4 municípios da regiãodo Vale do Sousa: Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes.

Vista aérea da ETA de Castelo de Paiva

Estes municípios, e ainda os de Castelo de Paiva e Cinfães, apresentam vastas áreas rurais com “habitat” disperso, coexistindo com centros urbanos importantes, onde se tem verificado um acentuado crescimento populacional e onde a taxa de atendimento domiciliária é nitidamente inferiorà média nacional.

Página 2 Águas do Douro e Paiva SA

Consumos Diários e População
Ano 2005 Municípios Castelo de Paiva Cinfães Felgueiras Lousada Paços de Ferreira Paredes Total m3/dia 2 145 548 4 658 2 218 3 540 2 268 15 376 População 17 500 22 500 58 000 45 000 53 000 84 000 280 000 m3/dia 2 289 599 4 969 2 425 6 469 2 481 19 231 Ano 2025 População 19 000 25 000 64 000 49 500 58 500 92500 308 500

Após ter realizado vários estudos sobre a rede de abastecimento de água à zona abrangida por aqueles municípios, a empresa Águas do Douro e Paiva, SA, (AdDP) criou um novo modelo de fornecimento de água à região - o “Subsistema Vale do Sousa”, que integra os municípios de Castelo de Paiva, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes.

A principal origem de águadeste Complexo é o rio Paiva, cuja bacia hidrográfica é considerada como muito pouco poluída. Esta origem não é, no entanto, exclusiva pois podem ser utilizadas as águas provenientes de captações localizadas nos rios Ferreira, Ferro e Vizela.

A água proveniente do rio Paiva e tratada na ETA de Castelo de Paiva pode ser aduzida aos Municípios de Cinfães, Castelo de Paiva, Paredes, Paços deFerreira, Lousada e Felgueiras.

A água proveniente dos rios Ferro e Vizela e tratada na ETA do Ferro pode ser aduzida aos Municípios de Felgueiras e Lousada.

A água proveniente do rio Ferreira e tratada na ETA do Ferreira pode ser aduzida apenas ao Município de Paços de Ferreira.

Este desenho da rede de produção e distribuição de água permite uma redundância nas fontes de abastecimento daspopulações, melhorando os níveis de serviço da AdDP.

Complementarmente e no âmbito do designado Projecto “Auto-Estradas da Água” uma nova solução, já aprovada em Assembleia Geral de Accionistas da empresa em 24.11.04, contempla, numa das suas vertentes, a construção da ligação entre o subsistema Lever e o do Vale do Sousa, aproveitando as seguintes vantagens:

1ª) A existência deinfra-estruturas multiusos, dado que funcionarão nos dois sentidos, com a consequente criação de uma nova origem para o subsistema do Vale do Sousa.

Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água à Área Sul do Grande Porto Página 3

Vale de Cambra Vale de Cambra
Município Utilizador Subsistema Vale do Sousa Ponto de Entrega Reservatório Município Utilizador Captação Ponto de Entrega Estação Elevatória...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eta
  • ETA e ETE
  • apostila eta
  • RELATÓRIO ETA
  • dimensionamento da ETA
  • Automação de uma eta
  • DIMENSIONAMENTO ETA
  • ETA ETE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!