Etapa 4 de ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 4

QUESTÃO SOCIAL E EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A relação homem e meio ambiente é marcada por alguns desconfortos. Pois, de um lado, o homem é visto como parte da natureza, e de outro, o homem é entendido como parte exterior a ela, somente participando dessa relação quando domina ou se apropria dos recursos naturais.

Essa participação que ocorre sob o domínio e a exploração danatureza, portanto, nas formas boas ou más de utilização da mesma, está diretamente associada ao modo de produção vigente na sociedade que determina as relações sociais, econômicas e políticas entre os homens. Logo, a partir dessa relação, o meio ambiente tem se transformado diante da ação do sistema econômico e social atual.

Neste sentido, não se pode ignorar o fato de que, os problemasenfrentados pelo meio ambientes, têm suas raízes ligadas ao sistema capitalista, visto que a questão ambiental tornou-se um dos problemas mais críticos para a humanidade, pois incide sobre as condições de sobrevivência da vida na terra e as relações entre grupos sociais e sociedade.

No capitalismo, a relação da sociedade com a natureza está baseada na separação: indivíduos de um lado e natureza deoutro. Onde o homem é proibido de conviver com a natureza, áreas e reservas naturais são isoladas com seu uso restrito e sem a presença do homem, generalizando a condição da propriedade privada, privando a maior parte dos homens do acesso aos recursos naturais. O princípio da escassez, assim como a propriedade privada que lhe é essencial é que comanda a sociedade capitalista e suas teorias liberaisde apropriação dos recursos naturais”. Segundo Marx, na sua Crítica ao Programa de Gotha, (1875), invocando os fisiocratas para criticar seus companheiros que diziam que só o trabalho cria riqueza, acrescentou que a riqueza é produto do trabalho e da natureza, e que, se o trabalho é o pai, a natureza é a mãe na criação das riquezas. A natureza é riqueza e no processo de trabalhocontribui para criar riqueza, mas, enquanto tal, não produz mais-valia. Essa relação, denominada de lei geral da acumulação capitalista, se dimensiona e redimensiona em virtude do aperfeiçoamento dos meios de produção e do desenvolvimento da produtividade do trabalho social mais rapidamente do que a população trabalhadora produtiva. Conseqüentemente, o processo gera acumulação demiséria na mesma proporção que gera acumulação do capital – é nesta relação que se concentra a gênese da produção e reprodução da “questão social” no âmbito da sociedade capitalista.

Dessa forma, para a autora, as expressões da “questão social” não concentrase à lógica da distribuição de renda, mas está diretamente ligada à distribuição dos meios de produção, e portanto, às relaçõesentre as classes, perpassando pela totalidade da vida dos indivíduos. Ao se tornar pública, a “questão social” passou a exigir a interferência do Estado no reconhecimento de seus direitos, que no jogo de forças sociais, responde às reivindicações e demandas da classe trabalhadora, com a implantação das políticas sociais.

Presencia-se, conforme Abreu (2002), de um lado a manutenção dapolítica econômica recessiva em acordo com a orientação dos organismos financeiros internacionais e o aprofundamento das refrações da “questão social”, materializadas nas condições de trabalho e vida da maioria da população e suas formas de resistências e organização políticas; e de outro, a estratégia do Estado na tentativa de garantir o processo de transição política a partir dainstituição do campo legal para as lutas e reivindicações das classes subalternas e trabalhadoras, não raras vezes despojando-as de seu conteúdo de classe, numa tentativa de institucionalização do conflito social”. (Iamamoto&Carvalho,1987:40)

Esse processo vem acompanhado da lógica privatista nas Políticas Sociais, subordinando-as ao capital, que as torna um campo de investimento social, onde...
tracking img