Eta - pais basco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETA "Euskadi Ta Askatasuna" (=Pátria Basca e Liberdade)

É um movimento separatista que procura mais autonomia ou independência para o grupo étnico no norte da Espanha e sudoeste da França.
Foicriado em 1959 por estudantes e militares políticos contrários á ditadura do General Francisco Franco, que reprimia as culturas regionais da Espanha.
O objetivo era tornar a região basca um Estadoindependente.

Os bascos mantiveram a sua língua, costumes e tradições, num processo de constante resistência. A língua basca não tem parentesco com nenhuma outra no mundo e embora seja a língua maisantiga falada hoje na Europa, somente constitui-se como língua escrita no século XVI e reforçou o sentimento de união do povo.

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39) os fundadores da ETAchegaram a ser vistos com simpatia aos que se opunham à ditadura franquista. A maioria da população basca apoiou os republicanos, provocando violentas vinganças.
Sendo que o episódio mais conhecido foi obombardeio da cidade basca de Guernica em Abril de 1937, quando a aviação da Alemanha nazista lançou bombas incendiárias, matando mais de 1000 pessoas.
A ditadura fascista do general Francoreprimiu com grande violência todos os movimentos nacionalistas. No País Basco, o vasconço foi proibido assim como qualquer manifestação política ou cultural dos bascos.

Em 1961, militantes da ETAtentaram descarrilhar um comboio que levava políticos espanhóis. O primeiro atentado que teve a autoria atribuída à ETA aconteceu em 1968, quando Meltin Manzanas, chefe da polícia de San Sebástian, foiassassinado.
Durante o período da ditadura de Francisco Franco, a organização ganhou popularidade devido ao grande número de atentados cometidos no país, com 118 mortes.

O seu maior feito foi oatentado que matou o Primeiro Ministro, Almirante Luiz Carrero Blanco, provável sucessor de Franco, em 1973. Durante a ditadura certos assassinatos políticos tiveram grande apoio popular.

Com a...
tracking img