Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA

1)PORQUE A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PRECISA BUSCAR,SEMPRE,MAIS CONHECIMENTOS EM SUA ÁREA ESPECIFICA E EM OUTRAS,COM POR EXEMPLO,EM FILOSOFIA?
2)E QUE FORMA O PENSAMENTO CRÍTICO PODERÁ SER ÚTIL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO DIA-A- DIA DA EMPRRESA?
3)SER UM ADMINISTRADOR ÉTICO FAZ A DIFERENÇA!PORTANTO,QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER OS FUNDAMENTOS ÉTICOS,OUSEJA,CONHECER A ÉTICA TEORICAMENTE PARA ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
|
|
Artigo: ESTRATÉGIA E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO |
Área: Humanas |
Autor(es): Roberto Bazanini |
|
ESTRATÉGIA E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO

Os estudos sobre o comportamento dos administradores das organizações e seus reflexos sobre asociedade, no início do terceiro milênio, vem despertando cada vez mais interesse em todo o mundo.
Desde 1993, a Filosofia é uma disciplina recomendada nos cursos de Administração em todo o Brasil. Porém, infelizmente, os professores e alunos não encontram material didático disponível, que pense o ensino da Filosofia voltado para um futuro administrador de empresas.
O pensamento filosófico ea atividade de gerenciar negócios, aparentemente, parecem incompatíveis, disciplinas estranhas, cujo entrelaçamento não oferece nada de útil.
Em decorrência do estereótipo criado que somente disciplinas consideradas objetivas como Matemática e Contabilidade são essenciais para gerir empreendimentos, frequentemente, os alunos ingressantes nos cursos de administração concebem o conteúdo filosóficocomo “enrolação”, “perfumaria”, “coisa sem praticidade”, “coisa de louco”.
Ledo engano! A Filosofia originalmente era a ciência mãe, matriz da qual surgiram as demais ciências e é preciso ter em mente que, desde o surgimento dos questionamentos dos primeiros que filosofaram, o intuito estava em entender as coisas que nos rodeiam, pois, desde os ensinamentos de Sócrates, no século IV AC, uma dasmáximas do pensamento filosófico adverte que nada do que é humano pode ser estranho ao exercício da reflexão.

Nada do que é humano pode ser estranho à filosofia
Partindo-se da premissa que nada do que é humano possa ser estranho à discussão filosófica, no século IV. a.c,, Xenofonte, no livro IV- Capítulo VII dos Memoráveis nos fornece instrutivos exemplos dessa concepção ao relatar alguns dosensinamentos de Sócrates:

... Ensinava-lhes também até que ponto deve o homem versar-se em cada ciência. Assim dizia dever aprender a geometria, o necessário em caso de precisão, medir-se exatamente um terreno que se queira comprar vender, dirigir ou lavrar. O que é tão fácil – acrescentava – que por pouco que se dedique à agrimensura pode se conhecer a grandeza da terra e a maneira demedi-la... Recomendava aprender-se de astronomia o bastante para viajando-se por terra, por mar ou, estando-se de guarda, reconhecer as divisões da noite, mês e ano e ter pontos de referência para tudo o que faça na noite, mês ou ano. Acrescentava ser fácil aprender esses pontos com os caçadores noturnos, pilotos e todos aqueles que tem interesse em sabê-los.

Parafraseando os ensinamentos de Sócrates,poderíamos acrescentar que, contemporaneamente, é preciso analisar a inteligência, a astúcia e coragem dos empreendedores contemporâneos presentes nas mais diferentes teorias da administração, como propôs na primeira metade do século XX, o pensador e educador norte americano John Dewey, ao enfatizar quão bom seria se a filosofia estivesse voltada mais para os engenheiros e advogados do quesimplesmente se voltar única e exclusivamente para a formação de padres.
O livro Visão Filosófica das Estratégias em Administração concebe que, em nossa contemporaneidade, a filosofia se encontra presente em todos os campos de atividade e a dimensão humana do produzir se constitui em importante aspecto da realização do indivíduo em sua existência cotidiana.
Propõe a alfabetização metodológica como...
tracking img