Estudos disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A pesquisa como produção de conhecimento
1.1. Conceito de tecnologia
1.2. Conceito de pesquisa
1.3. Conceito de desenvolvimento experimental
1.4. Conceito de estado do conhecimento ou “estado da arte”
1.5. Processo de geração de conhecimento
1.6. O interesse pelo estudo do progresso técnico e seus efeitos na economia
1.7. O papel da C&T na afirmação da soberania nacional2. Tipos de pesquisa
2.1.Quanto à Natureza da Pesquisa
2.2.Quanto aos objetivos
2.4. Quanto aos procedimentos
2.5. Quanto à natureza da informação
2.6. Pesquisa Bibliográfica
1. A PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

A ciência é uma atividade tipicamente humana de busca sistemática do conhecimento da natureza e dos seus fenômenos.-------------------------------------------------
Observação
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Descrição
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Teorização
Dependendo do objeto de pesquisa, a experimentação (tentativa de reproduzir em laboratório, de modo controlado, os fenômenos) poderá não existir,sendo substituída por um modelo teórico explicativo dos fenômenos naturais ou sociais.
A experimentação pode ser mais ou menos rigorosa, dependendo dos recursos que se dispõe, inclusive o conhecimento teórico pré-existente.
A profissão de cientista, entendendo-se como a atividade regularmente remunerada por prestação de serviços de pesquisa científica e tecnológica, surge pela primeira vez naAlexandria, cerca de 330 anos a. C. Anteriormente, o conhecimento científico era gerado por filósofos, professores, sacerdotes, magos e por pessoas com outras profissões, mas que tinham em comum um grande espírito de curiosidade e uma certa disciplina.
Nos dias atuais, muito se tem discutido sobre os métodos por meio dos quais se desenvolve a atividade científica podendo-se dizer que todos elestêm validade tanto para a ciência como na busca de tecnologia. Estes métodos podem:
 priorizar a conduta abstrata e teórica e subestimam as sensações e o experimento,
 entender ser a comprovação experimental o procedimento fundamental

1.1. Conceito de tecnologia

A tecnologia é o estudo das técnicas, inclusive de sua evolução. É a busca do conhecimento de como produzir e desenvolverinstrumentos de trabalho, equipamentos e processos, destinados a elevar a produção por esforço físico humano ou unidade de trabalho despendida e resolver problemas e, desta forma, melhorar a qualidade de vida.
Na sua origem, a tecnologia era uma atividade típica de artesãos, dedicados a uma arte diversa daquelas voltadas para despertar o prazer estético, como a pintura, a escultura etc.
Odesenvolvimento destas artes práticas ou técnicas vem se dando desde o aparecimento do homem, mas a sistematização e a divulgação do conhecimento adquirido é uma manifestação recente.
A tecnologia generaliza-se depois da descoberta da imprensa. Antes da publicação de tratados impressos, alguns copistas tentaram, por meio de manuscritos, sistematizar e preservar o conhecimento técnico disponíveldesde a antiguidade.
 o conhecimento se transmitia de homem a homem, nas oficinas e laboratórios.
Até o Século XVII não se pode falar de relacionamento funcional entre a ciência e a tecnologia, ou de ciência e tecnologia conectadas, C&T. Este relacionamento se dá com a Revolução Científica do Século XVII, quando a necessidade de equipamentos mais complexos e mais precisos para asdeterminações e medições, obrigou os cientistas a estabelecerem um contato mais próximo com os artesãos, o que propiciou um intercâmbio de idéias com sensíveis benefícios para as duas partes.
-------------------------------------------------
A tecnologia de hoje é a ciência de ontem e a ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.

1.2. Conceito de pesquisa

A pesquisa é o exercício ou a prática da...
tracking img