Estudos 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios com Gabarito de Física Campo Elétrico
1) (AFA-2001) Baseando-se na Lei de Coulomb e na definição de campo elétrico de uma carga puntiforme, podemos estimar, qualitativamente, que o campo elétrico produzido por uma linha de transmissão de energia, que tem uma densidade linear de cargas  (C/m), a uma distância r, perpendicular à linha, é proporcional a a) r 

b) r/  c) r2  d)  /r2) (Faap-1996) Sabendo-se que o vetor campo-elétrico no ponto A é nulo, a relação entre d1 e d2 é:

4) (Fatec-2005) Duas cargas pontuais Q1 e Q2 são fixadas sobre a reta x representada na figura. Uma terceira carga pontual Q3 será fixada sobre a mesma reta, de modo que o campo elétrico resultante no ponto M da reta será nulo.

a) d1 / d2 = 4 b) d1 / d2 = 2 c) d1 / d2 = 1 d) d1 / d2 = 1/2e) d1 / d2 = 1/4 3) (Fatec-1997) Devido à presença das cargas elétricas Q1 e Q2, o vetor campo elétrico resultante no ponto P da figura a seguir é melhor representada pela alternativa:

Conhecendo-se os valores das cargas Q1 , Q2 e Q3 , respectivamente +4,0 C, -4,0 C e +4,0 C, é correto afirmar que a carga Q3 deverá ser fixada a) b) c) d) e) à direita de M e distante 3d desse ponto. à esquerdade M e distante 3d desse ponto. à esquerda de M e distante 2 3 d desse ponto. 2 3 d à esquerda de M e distante 3 desse ponto.
2 3 d à direita de M e distante 3 desse ponto.

5) (FGV-2005) Com respeito à eletrodinâmica, analise: I. Tomando-se a mesma carga elétrica, isolada de outra qualquer, entre os módulos do campo elétrico e do potencial elétrico em um mesmo ponto do espaço, o primeirosofre uma diminuição mais rápida que o segundo, conforme se aumenta a distância até a carga. II. Comparativamente, a estrutura matemática do cálculo da força elétrica e da força gravitacional são idênticas. Assim como as cargas elétricas estão para as massas, o campo elétrico está para a aceleração da gravidade. III. Uma diferença entre os conceitos de campo elétrico resultante e potencial elétricoresultante é que o primeiro obtém-se vetorialmente, enquanto o segundo é obtido por uma soma aritmética de escalares. É correto o contido em a) I, apenas.

1 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

b) II, apenas.. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III 6) (Fuvest-2001) Duas pequenas esferas, com cargas elétricas iguais, ligadas por uma barra isolante, são inicialmentecolocadas como descrito na situação I. Em seguida, aproxima-se uma das esferas de P, reduzindo-se à metade sua distância até esse ponto, ao mesmo tempo em que se duplica a distância entre a outra esfera e P, como na situação II.

com a vertical na posição de máximo deslocamento angular. Represente esses ângulos na figura dada. b) A energia cinética K, da esfera, quando ela passa pela posição deequilíbrio.

8) (Fuvest-1995) O campo gerado por uma carga puntiforme em repouso tem, nos pontos A e B, as direções e sentidos indicados pelas flechas na figura a seguir. O módulo do campo elétrico no ponto B vale 24V/m. O módulo do campo elétrico no ponto P da figura vale, em volt por metro:

O campo elétrico em P, no plano que contém o centro das duas esferas, possui, nas duas situaçõesindicadas, a) mesma direção e intensidade. b) direções diferentes e mesma intensidade. c) mesma direção e maior intensidade em I. d) direções diferentes e maior intensidade em I. e) direções diferentes e maior intensidade em II. a) 3. b) 4. c) 3 2 d) 6. e) 12

7) (Fuvest-1999) Um pêndulo, constituído de uma pequena esfera, com carga elétrica q = +2,0 x 10-9 C e massa m =

3 3  10 kg , ligada auma haste eletricamente
isolante, de comprimento d = 0,40m, e massa

4

 E desprezível, é colocado num campo elétrico constante
(|E| = 1,5x10+6 N/C). Esse campo é criado por duas placas condutoras verticais, carregadas eletricamente. 9) (Fuvest-2003) Duas pequenas esferas metálicas, A e B, são mantidas em potenciais eletrostáticos constantes, respectivamente, positivo e negativo. As linhas...
tracking img