Estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIT - UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA

ELYEL XAVIER
HÉLDER REZENDE
JOÃO CAPISTRANO
LUIZ FERNANDO
MARCEL LUCAS
SANDRO ALBERTO
TAIZES LISBOA LISBOA
TATIANE GOMES

LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO

Aracaju/SE
27 de novembro de 2012
ELYEL XAVIER
HÉLDER REZENDE
JOÃO CAPISTRANO
LUIZ FERNANDO
MARCEL LUCAS
SANDRO ALBERTO
TAIZES LISBOA LISBOA
TATIANE GOMESLEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Topografia, do curso de Engenharia Civil da Universidade Tiradentes – UNIT, sob orientação do professor: Sandro Luiz Medeiros.

Aracaju/SE
27 de novembro de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3. METODOLOGIA 4
3.1TÉCNICAS EMPREGADAS 4
3.2 JUSTIFICATIVA DOS MÉTODOS EMPREGADOS 4
3.3 LIMITES E TOLERÂNCIAS ADOTADAS 4
4. RESULTADOS OBTIDOS 4
4.1 CROQUÍS 4
4.2 FOTO AÉREA LOCAL LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO 4
4.3 PLANILHA DE CAMPO 4
4.4 PLANILHAS DE CÁLCULO 4
4.5 TABELA DE COORDENADA 4
4.6 PLANTA TOPOGRÁFICA 4
4.7 ERROS ENCONTRADOS 4
4.8 MEMORIAL DESCRITIVO 4
5. CONSIDERAÇÕES GERAIS 45.1 OBSERVAÇÕES PERTINENTES À EXECUÇÃO DOS TRABALHOS 4
5.2 PROBLEMA DE OBSERVAÇÃO 4
5.3 DISCUSSÃO SOBRE IMPRECISÕES 4
5.4 OUTROS APONTAMENTOS TÉCNICOS 4
6. CONCLUSÃO 4
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
8. ANEXOS 4

1. INTRODUÇÃO

A palavra TOPOGRAFIA derivada das palavras gregas “topos” (lugar) e “grafthen” (descrever), o que significa a descrição exata e minunciosa deum lugar. (DOMINGUES, 1979)
Segundo ESPARTEL (1987), “A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre”.
Na topografia trabalha-se com medidas lineares e angulares realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculadasáreas, volumes coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão. (KAHMEN; FAIG, 1988)
A Norma ABNT – NR 13133 diz que: “O Levantamento Topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através demedições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à suarepresentação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados”( acesso em ABNT 2012).
Ainda de acordo com a norma podemos considerar que: Levantamento topográfico planimétrico cadastral é o levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade,tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
2. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Determinaro levantamento topográfico do Bloco A da Universidade Tiradentes, bem como a posição exata dos pontos externos de sua área específica e seus três canteiros frontais.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Utilizar a irradiação para detalhar os pontos a partir dos da poligonal;
* Calcular o erro angular e linear;
* Calcular a tolerância;
* Averiguar se o erro angular e...
tracking img