Estudo sobre a teoria de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIME ITABUNA
ESPECIALIZAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
PROF.ª JOSEFINA CASTRO
APRENDIZAGEM: DIMENSÕES AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA
DISCENTES: JACIARA
PRISCILASOUZA
SIMONE CONCEIÇÃO
MAILANE

ESTUDO DIRIGIDO

1- Explique a assertiva de Piaget (2006) “[...] o desenvolvimento mental é uma construção contínua [...]”

R- Através da incorporaçãode elementos do meio externo onde o individuo capta o ambiente, ampliando seus esquemas seja por assimilação (com estruturas que já possui), por acomodação (criando ou modificando um novo esquemacorporal) levando à equilibração (passagem de um menor esquema para um maior) equilibrando as ações construindo seu conhecimento.

2- Qual a relação existente entre necessidade e ação?

R- A açãoleva a entender que seja um desenvolvimento afetivo, intelectual ou uma necessidade fisiológica, e a necessidade seria a forma de se dar em um determinado estágio (funções constantes).

3-Caracterize desenvolvimento mental do recém nascido e o lactente (1 ano e 6 meses), enfatizando a aquisição da permanência do objeto, a construção das categorias do objeto, da causalidade e do tempo e daevolução da afetividade:

R- O recém nascido encontra-se no estágio dos reflexos ou mecanismos hereditários, das primeiras tendências instintivas de nutrição e primeiras emoções, ou seja, o bebecomeça construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é pratica, as noções de espaço e tempo são construídas pelas ações, o contato cm o meio é direto e imediato, semrepresentação ou pensamento. O lactente é o estágio dos primeiros hábitos motores e sentimentos diferenciados, a inteligência é o senso- comum ou prática (pré- linguagem) regulação afetiva elementares eprimeiras fixações exteriores da afetividade.

4- Comente acerca da influencia do aparecimento da linguagem no aspecto afetivo e no intelectual da criança a partir dos dois anos:

R- os...
tracking img