Estudo sobre filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Você encontrará aqui dois capítulos do livro "Iniciação à História da Filosofia" de Danilo Marcondes (em anexo!) que serão a base para as atividades 5 e 6 que ficarão abertas por duas semanas (de 22 de agosto a 04 de setembro). Para a atividade 5, você deve responder às questões de números ímpares (somente as ímpares) da pág. 68 do texto em anexo.
Para a atividade 6 (sobre Aristóteles), vocêdeverá responder às questões de 1 a 5 da pág. 83 do texto em anexo!
Atividade 5 e 6- Ad 01 Filosofia
Página 68- Questão 1
A filosofia de Platão apresenta crítica e desenvolvimento da visão socrática; as primeiras obras de Platão sofreram forte influência da visão socrática e seu estilo argumentativo. Nestas Platão estava imbuído da busca do conhecimento, ponto alto e meta da filosofia deSócrates, Platão utiliza do método da análise (base socrática) como elemento importante da prática filosófica, porém incapaz de conceituá-la. A partir de seus diálogos da fase intermediária, seu pensamento afasta-se progressivamente do de Sócrates, ficando claro através da teoria das formas.
Questão 3
Esta teoria parte do principio que o conhecimento humano é inato; a alma possui um conhecimentoresultante da contemplação das formas antes de encarnar no corpo material. A alma do individuo nasce com esse conhecimento obscurecido, e a filosofia ver despertar o conhecimento preso nas ilusões e opiniões da vida cotidiana. A existência desse conhecimento permite ao homem transpor a opinião e encontrar a verdade. Partindo dos conceitos do senso comum para a filosofia que permite o conhecimento danatureza essencial, a descoberta da realidade universal. Na reminiscência (conhecimento inato) ver dar crédito a verdade filosófica, haja vista que a alma contemplou a verdade tal como ela é.
Questão 5
Para Platão é necessário que o método de reflexão filosófica possua fundamento teórico que estabeleça critérios os quais permita aplicação correta e eficaz do método. Para tal é necessária umateoria sobre a natureza dos conceitos e definições a serem obtidas, no caso temos a teoria das idéias, que estabelece critérios para a aplicação bem-sucedida do método, que leva ao conhecimento da realidade.
Questão 7
Dentro da caverna a realidade é uma ilusão que os prisioneiros crêem ser a realidade, onde estas são somente realidades parciais. Os prisioneiros são os homens comuns presos à realidadee verdade do senso comum e da opinião. A alegoria mostra a realidade como algo que só pode ser descoberto ao transpor com o mundo dos hábitos e ir em direção à luz, através da adaptação do seu olhas as sucessivas mudanças lhe é permitida a contemplação do Sol (a realidade), mudando de uma visão parcial (tendo em vista que as sombras não são falsas, e sim as informações e conceitos que atribuímoscomo verdade sem reflexão filosófica) para a visão do todo, o individuo por compreender a realidade possui o saber.
Questão 9
Para Platão o filósofo, possuidor do saber, tem um dever, uma missão, de mostrar aos outros a existência de outro lado (o exterior da caverna, a realidade), não basta ao filósofo ser um contemplador, este tem uma missão político-pedagógica de motivar os outros apercorrer o caminho até a realidade.

Página 83
Questão 01
Aristóteles critica o dualismo platônico por este constituir um paradoxo entre e relação do mundo sensível com o inteligível. A base da filosofia de Platão está na teoria das idéias, que explica a relação entre os dois mundos. Para Aristóteles esta relação apresenta dificuldades e falhas: uma relação não pode ser interna (ao dizer que a almapossui relação com o mundo inteligível antes de encarnar e trás deste contato, mesmo que obscurecido , para o mundo sensível) o que constitui uma relação de intercessão; e ao mesmo tempo é uma relação externa ( tendo em vista que não há contato co os mundos sensível e o inteligível), dessa forma ele indica um novo ponto de partida para a sua metafísica, onde o dualismo não se faz presente....
tracking img