Estudo pedológico da região de taguá

3210 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Charles Moreira
Universidade Federal da Bahia – ICADS. charlles_765@hotmail.com

Danielle Sampaio Nascimento
Universidade Federal da Bahia – ICADS. danielle_sampaio25@hotmail.com

Emilayne Viana
Universidade Federal da Bahia – ICADS. millacorrente_32@hotmail.com
Thaianne Guedes
Universidade Federal da Bahia – ICADS. trsg92@hotmail.com

ESTUDO PEDOLÓGICO NA REGIÃO DE TAGUÁ - BA

BARREIRAS – BAHIA
2012

RESUMO Os solos estão entre os recursos naturais de maior importância do nosso planeta, pois são deles que provem a maior parte dos nossos alimentos . São bastante explorados no que se trata da agricultura seja ela de grande porte ou familiar.
O presente trabalho trata sobre o estudo pedológico da região de táguá-BA, com fins de classificá-los segundo ao sistema brasileiro de classificação de solos (SiBCS),bem como a viabilidade da produção agricola da região.
Para estudos mais detalhados utilizou-se analises químicas e físicas, o que possibilitou a caracterização dos tipos de solos encontrados e suas respectivas indicações de uso – Neossolo Quartzarênico e Cambissolo.
Observou-se então que para que seja efetuadas práticas agrículas de grande porte na região, é necessário anterior a essas prática que se faça a correção destes solos. Sendo então mais indicados para uso da agricultura familiar os Neossolos Quartzarênicos e pra agricultura em larga escala os Cambissolos.

INTRODUÇÃO O Oeste baiano está inserido no Bioma Cerrado, que corresponde ao segundo maior Bioma brasileiro e suas características são marcantes. Destaca-se pela sua biodiversidade, composta de árvores e arbustos tortuosos e gramíneas assim como pelo seu potencial hídrico, sendo cortado por importantes bacias hidrográficas brasileiras e por um clima quente e úmido com chuvas no verão e estação seca bem definida. Por apresentar em geral um relevo plano, com

Relacionados