Os invisiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Com base no que foi proposto pelo video Bilu e Joao, somos levados à uma analise critica dos chamados“invisiveis” em nossa sociedade. Pessoas que nao sao alcançadas pelos direitos previstos para todo e qualquer cidadao. A realidade de Bilu e Joao, como a de muitas crianças e adolescentes brasileiros, nos mostraque em nada essas pessoas tem suas vidas preservadas de atividades tao adultas que so deveriam ser-lhes apresentadas bem mais tarde. Por outro lado, sendo crianças, fazem tudo com esse ar “fresco”,juvenil, como se leve fosse o fardo que carregam. Todos os dias inumeros Joaos e Bilus esbarram em nos sem sequer pedir socorro mais porque ja adormeceram. Acostumaram. Dia apos dia, ano apos ano,esta realidade se arrola por nossas comunidades fazendo-nos questionar se teriam, de fato soluçao.




DESENVOLVIMENTO

Desde os tempos mais remotos da humanidade, mesmo nassociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a politica do mais forte sobre o mais fraco sempre existiu. Fato que leva, na maioria das vezes, o “mais fraco” a reclusar-se em um universo paralelo queo permita sobreviver. No caso de crianças como Bilu e Joao, que deverim ser cuidadas e sao completamente ignoradas, o problema começa no ambito familiar. Pais, quando eles existem, que nao protegem eguardam seus filhos dessa realidade, às vezes muito pelo contrario, que usurpam e obrigam estas crianças ao trabalho para sustento de toda casa.
Essas crianças fazem parte de uma tristeestimativa que cresce a cada dia e esta longe de ser resolvida. Crianças sem a possibilidade de acesso à escola, sem o menor conhecimento da palavra igualdade, desprovidas dos seus direitos mais...
tracking img