Estudo para celulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja
"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."[1]
Jesus(Evangelho de São Mt. 16. 18-19)
Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo André. Simão e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes, Zebedeu[7].
Pedro era casado e tinhapelo menos um filho [8]. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, na cidade "romana" de Cafarnaum[10].
Segundo Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como "Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seussócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando,sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens"
Fracassos Vergonhosos
* Duvidou e começou a afundar (Mt.14.30).
* Repreendeu o SenhorJesus. (Mt.16.22).
* Negou a Cristo três vezes (Mc.14.66-72).
* Cortou a orelha de Malco (João 18.10-11).
* Foi temporariamente contrário à evangelização dos gentios (At.10).
Apresentou duplo comportamento (Gál. 2.11-12).

Experiências Maravilhosas
* Andou sobre as águas (Mt.14.29)
* Testemunhou a ressurreição da Filha de Jairo (Lc.8.51)
* Testemunhou a transfiguraçãode Cristo (Mt.17.1).
* Testemunhou a agonia de Cristo no Getsêmani (Mt.26.37)
* Pescou um peixe que tinha uma moeda na boca (Mt.17.27).
* Pregou no dia de Pentecostes (At.2).
* Curou um coxo na porta do Templo (At.3).
* Talvez enfermos tenham sido curados sob a sua sombra (At.5.15).
* Mediante a sua palavra, morreram Ananias e Safira (At.5.1-10).
* Curou um paralítico(At.9.34).
* Ressuscitou Dorcas (At.9.40).
* Num momento Pedro podia confessar a Jesus como o enviado de Deus, e logo em seguida mostrar que nada entendia da sua missão como Messias. Ao insistir que Jesus não podia ir à cruz, Pedro negava aquilo que fazia de Jesus o Cristo. Se Jesus tivesse seguido o entendimento de Pedro, não só Pedro, mas, toda a raça humana teria sido perdida.
* Quefalta de entendimento! Que ignorância dos propósitos de Deus! Aquele, cuja fé foi chamado uma Pedra para edificar a igreja, foi taxado de pedra de tropeço.
* O discípulo mais simples hoje entende o que Pedro quis discutir com o próprio Jesus. Como é que isso podia suceder? Como é que um homem de uma fé tão forte e firme podia ao mesmo tempo não compreender a missão do Messias e o plano deDeus para a salvação?
* O fato é que qualquer discípulo é capaz de não entender algum aspecto da vontade de Deus. O próprio Pedro mais tarde escreveu que há ensinamentos na Bíblia difíceis de entender (2 Pe 3:16). Quem pode afirmar que entende tudo que a Bíblia ensina? Vemos em Pedro que até um discípulo bem chegado a Jesus era capaz de confundir as coisas. E nós hoje?
* O importante a...
tracking img