Estudo mercado bes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Tecnologia e Gestão



Gestão do Marketing
Banco Espírito Santo









Curso: Gestão

Índice
Introdução 3

Apresentação da Empresa 4

Identificação e Localização 4

Enquadramento Sectorial 4

Evolução da Empresa 4

Áreas de Negócio 5

Análise de Diagnóstico 6

Análise de Mercado 6

Análise da Concorrência 8

Análise Interna 8Análise SWOT 8

Estratégia de Marketing da Empresa 10

Objectivos 10

Segmentação e Posicionamento 11

Análise Crítica 13

Conclusão 14

Bibliografia 15

Anexos 16





Introdução




Tendo em conta os princípios e fundamentos nos quais o Marketing actual se baseia, e tendo em conta a sua expressiva carga teórica, uma aplicação prática torna-se essencial.O marketing começa a ser estudado nos anos 50, principalmente por Peter Drucker, e evolui imenso nas últimas décadas. Ainda assim, Drucker e os seus contemporâneos tinham ainda uma visão básica do marketing, que foi matéria de diversos estudos e profundas alterações. Começando pelos anos 50, onde o Marketing era apenas dado como uma ferramenta possivelmente útil aos empresários, e passandopela segunda metade do século XX, onde o Marketing passou pela estratégia do “quanto mais, melhor”, em que o objectivo era vender sem pensar no consumidor, pelos departamentos de marketing que surgem nos anos 70, pela concentração no consumidor já anos 80, pela era da tecnologia a influenciar o marketing (e vice-versa), até ao marketing actual, o da era da informação.
O marketing é uma árearica em definições e teorias, subjectivas, já que passa pelo estudo do consumidor, do individuo, ele próprio, subjectivo. Sendo assim, e assumindo que o marketing é útil apenas pela sua aplicação prática na dimensão orgânica da empresa, é necessário que essas definições e teorias sejam aplicadas na realidade empresarial. E é nesse sentido que este trabalho surge: o de tornar as ferramentas que omarketing potencializa em poderosos factores de vantagem competitiva para a empresa. Sendo assim, o principal objectivo deste projecto é, em primeiro lugar, consolidar os conhecimentos teóricos, e depois aplica-los à realidade através de um estudo de uma empresa real.

Apresentação da Empresa


Identificação e Localização

O BES é um banco privado português com mais de 700 balcões emterritório nacional e com presença em 23 países, em 4 continentes, através de sucursais, escritórios de representação ou empresas participadas, fazendo do Grupo Banco Espírito Santo o mais internacional dos grupos financeiros privados portugueses. (Ver quadro 1.)





Enquadramento Sectorial

O BES insere-se no sector da banca que é actualmente composto, segundo o Banco de Portugal,por 41 bancos nacionais, contando-se 7157 dependências bancárias em território nacional.
Acerca dessa informação do Banco de Portugal verifica-se que existe uma grande concentração geográfica desta actividade, pois metade das dependências de bancos localiza-se em apenas 28 dos 308 concelhos do país.
Ainda segundo os dados do banco de Portugal, o Millennium bcp é a instituição com maiornúmero de dependências em Portugal. Com 1447 estabelecimentos (20.2% do total), está presente em 244 dos 308 concelhos do país.
A Caixa Geral de Depósitos, com 887 dependências (12.4% do total), é a instituição com maior cobertura regional, apenas ausente do concelho de Porto Moniz, na Madeira.
O sector da banca emprega em Portugal 50 029 pessoas, um número que representa 1.1% dototal de população empregada no país tendo registado um produto bancário global de 14 mil milhões de euros, o que equivale a 8.7% do Produto Interno Bruto.
Com mais de um século de história, o BES é considerado o terceiro maior banco em Portugal, cotado na “Euronext Lisbon”.

Evolução da Empresa

O Banco Espírito Santo (BES) foi fundado em 1869 e teve origem na actividade negocial...
tracking img