Estudo egtech

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso EGTECH[1] 2012
Prof. Demerval


1. Introdução
A produção de software e serviços associados no Brasil e no mundo está cada vez mais relacionada aos ambientes complexos de negócios com base em redes de colaboração e troca de conhecimento. Internacionalmente uma das experiências mais relevantes são os projetos de Sociedade da Informação que integram governos, empresas e universidades paragerar tecnologias de ponta por meio de relacionamentos entre organizações. No Brasil, as experiências mais relevantes dessa abordagem estão localizadas na região SUL, em particular o Rio grande do Sul e Santa Catarina. No primeiro Estado destaca-se o POLO RS[2] como um projeto que envolve os diversos setores. A ação desse Pólo tem sido responsável por uma rede de negócios e iniciativasresponsável por diversas ações de desenvolvimento regional[3] incorporam o emprego de tecnologias de informação às cadeias de negócios associadas ao conhecimento de algumas indústrias como as de móveis, têxteis, calçados e mecânicas.
A EGTECH surgiu nesse ambiente como uma empresa incubada[4] em Porto Alegre. Seus três sócios possuem formação em engenharia, dois em engenharia elétrica e uma em ciência dacomputação. A empresa desenvolveu sistemas de e-business para as indústrias de móveis nos dois estados. Essa indústria é um exemplo muito interessante de como combinar o conhecimento tácito (informal) dos trabalhadores com TI. Fazer móveis é uma atividade centenária no Rio Grande do Sul, porém até recentemente gerenciada de maneira artesanal. O carpinteiro tirava as medidas, cortava a madeira,ajustava as medidas, transportava até a casa do cliente e fazia a montagem final. Era um modelo de pequena escala, muitas vezes uma empresa familiar com alguns empregados.

2. O modelo de negócios de móveis planejados
A ação do Pólo RS contribuiu para redesenhar esse modelo de negócio. A visão de desenvolvimento regional integrou as habilidades dessa indústria com os benefícios de TI e doe-business.
A primeira mudança foi repensar o negócio com base em uma rede de empresas com processos e calendários unificados entre si que incorporassem clientes e fornecedores para aumentar a escala de negócio. A cadeia de negócios incorporou cinco processos básicos: a floresta plantada (lado vivo), a serraria (lado industrial), indústria de móveis (com mecanismos de corte definidos por computador),logística (interna e externa) e montagem nos clientes.
1. O processo da floresta plantada é divido em várias atividades, seleção de sementes, muda, ciclo das áreas plantadas, seleção para corte, transporte. A importância do calendário reproduz as experiências do agronegócio que integra lado vivo e lado empresarial. O crescimento da floresta é feito com base nas estimativas dos pedidos dos clientesdispara toda a cadeia.
2. O macro processo da serraria está integrado ao transporte com estimativa de recebimento, alojamento, corte (varia de acordo com o móvel) e entrega para a indústria de móveis. O pedido do cliente dispara o processo nas serrarias a partir da fábrica.
3. Na indústria de móveis, a madeira será cortada por um plano mestre que integra os desenhos de cada pedido em umúnico algoritmo para poder reduzir as perdas em relação ao carpinteiro. Ela gerencia a cadeia recebe o pedido e encaminha para a serraria.
4. A logística interna e, principalmente a externa s encarrega de aperfeiçoar a produção no Estado e depois fazer a entrega na cidade do cliente para a montagem final.
5. A montagem na residência do cliente será feita não mais pelo carpinteiro, mas pelomontador que confirma as medidas e monta.
A figura do carpinteiro (modelo artesanal) foi substituída pelo vendedor projetista que fazia a planta das necessidades do cliente em qualquer lugar do Brasil, envia o projeto por e-mail. Ao chegar a fabrica o sistema analisa o projeto, que é decomposto em ordens de serviço para maximizar os cortes, reduzir custos e facilitar a logística. Os móveis...
tracking img