Estudo ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO SALGADO
DISCENTE: STELLA MARYS ZÓGOB LUCAS PEREIRA

EPIDEMIOLOGIA

ICÓ-CE

ESTUDO ECOLOGICO

Todos os tipos de estudos descritos e estudados até hoje, tinham como unidade de análise o indivíduo. Existem, no entanto, estudos em que a unidade de análise não é o indivíduo, mas sim, o grupo de indivíduos (mais frequentemente agregados em função de fatores geográficos outemporais).
Estudos em que a exposição aos fatores em estudo, a frequência da doença e as variáveis de confusão são analisados para grupos de indivíduos, logo, se desconhecem as distribuições conjuntas dos fatores e da doença, a nível individual, dentro de cada grupo, são designados estudos ecológicos.
As fontes de dados usadas em investigação biomédica incluem, tipicamente, observações diretasde indivíduos, mas, podem incluir, também, observações de grupos, organizações ou locais, as chamadas variáveis ecológicas. Estas variáveis têm a grande vantagem de serem facilmente extraídas de estatísticas globais que são obtidas regularmente, como por exemplo, dados de estatísticas vitais, censos, registros oncológicos, etc. Estas variáveis podem ser de três tipos: de agregação (ex: percentagemde fumadores no distrito do Porto, rendimento familiar médio em Portugal, etc.); ambientais (ex: nível de poluição na cidade de Lisboa, nº de horas com luz solar na zona litoral norte, etc.); ou globais (ex: densidade populacional, existência de uma lei específica, tipo de sistema de saúde, etc).
Existem vários tipos de estudos ecológicos. Estes podem ser classificados tendo em conta duasdimensões: o método de medição da exposição e o método de agregação dos indivíduos. Quanto à primeira dimensão, podem ser classificados em exploratórios (não existe um fator específico em estudo ou este não é medido) ou analíticos (se existe um fator específico, cujo efeito se pretende estudar, que é medido e incluído na análise). Quanto à segunda dimensão, os grupos num estudo ecológico podem seridentificados em função do local (múltiplos grupos), do tempo (séries temporais) ou de uma combinação de local e tempo (desenho misto). Em estudos de múltiplos grupos pretende-se analisar associações ecológicas entre doença e exposição (ões) existentes entre vários grupos, num mesmo tempo. Em estudos de séries temporais pretende-se analisar associações ecológicas entre doença e exposição (ões) tendoem conta as suas alterações ao longo do tempo, num mesmo local. Em estudos mistos pretende-se analisar associações ecológicas entre doença e exposição (ões) tendo em conta as suas alterações ao longo do tempo e em vários locais.
A partir dos dados ecológicos sobre exposição (ões) e frequência da doença poder-se-á, então, analisar, usando vários métodos estatísticos, a associação entre a doença edeterminados fatores e, também, calcular estimativas de medidas de efeito como o risco relativo ou a diferença de riscos. Os métodos estatísticos mais usados neste contexto envolvem a utilização de métodos de correlação ou regressão e de modelos lineares, simples ou múltiplos.
Um exemplo típico da utilidade deste tipo de estudos é o estudo realizado por St. Leger em 1979 em que foram reunidosdados sobre taxas de mortalidade por doença coronária em 18 países, de modo a estudar a relação entre esta e vários fatores económicos, nutricionais e relacionados com os serviços de saúde prestados em cada um desses países. Uma das conclusões inesperadas deste estudo foi a forte associação negativa entre a mortalidade por doença coronária e o consumo de vinho. Este estudo levantou a hipótese de queo consumo de vinho podia ser um fator protetor em relação à doença coronária. Desde então, vários estudos com indivíduos como unidade de análise têm demonstrado que os níveis de HDL, um fator protetor para doenças cardiovasculares, são aumentados pelo consumo de vinho e confirmaram a hipótese levantada.
A possibilidade de usar variadas fontes de dados secundários trás grandes vantagens a este...
tracking img