Inteligencias muktiplas por celso antunes

590 palavras 3 páginas
Inteligências múltiplas

Este livro é útil para pais, educadores e especialistas em educação. A obra mostra clara e facilmente os conceitos de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
O educador deve estar atento às diversas manifestações das inteligências durante o processo de aprendizagem.
Celso Antunes explica sobre o que seja a inteligência e as muitas possibilidades dela aumentar e envelhecer e sobre as oportunidades que o cérebro humano oportuniza em determinadas fases de desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, processo que ele denomina "janela de oportunidades".
Através de simples questionamentos, o autor conceitua quais seriam os melhores procedimentos que o educador pode utilizar visando seu desenvolvimento em sala de aula; diz que a inteligência precisa de estímulo e que é possível desenvolvê-la mais.
Gardner afirma que o conceito de inteligência, tradicionalmente definida em psicometria (famosos testes de QI) não era suficiente para descrever as várias habilidades cognitivas. Vários critérios foram utilizados para classificar as características que fazem parte da inteligência ou habilidades humanas:
 Potencial prejuízo com dano cerebral, como exemplo das capacidades linguísticas no Acidente Vascular Cerebral;
 Existência de gênios, ou indivíduos eminentes com habilidades especiais onde se pode observar tal capacidade isolada ou prejudicada;
 Operações identificáveis, por exemplo: a música, que é a sensibilidade de uma pessoa para a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre e a estrutura musical;
 Histórico de desenvolvimento distinto para cada pessoa e sua natureza definível de desempenho especialista;
Com base nesses critérios, foram identificados sete tipos de inteligência humana, e depois foram acrescentadas à lista original as inteligências de tipo "naturalista" e "existencial". São elas:
 Lógico-matemática - a capacidade e habilidade para raciocínio dedutivo e situações matemáticas. Exemplos: Stanislaw Ulam, Alfred North

Relacionados