Estudo do ensino superior em hotelaria em goiânia e o atendimento às necessidades do mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS -
CEFET-GO










ESTUDO DO ENSINO SUPERIOR EM HOTELARIA EM GOIÂNIA E O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO MERCADO


Arioldo Teles de Castro Filho
Eliérica Costa e Silva
Fernanda Sousa Barros
Rosângela Luz
Thiago Pires Machado









GOIÂNIA
2007
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS -
CEFET-GOESTUDO DO ENSINO SUPERIOR EM HOTELARIA EM GOIÂNIA E O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO MERCADO


Arioldo Teles de Castro Filho
Eliérica Costa e Silva
Fernanda Sousa Barros
Rosângela Luz
Thiago Pires Machado


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Hoteleira do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás.Sob orientação do Prof. Weber Tavares.



GOIÂNIA
2007
DEDICATÓRIA











“Sonho que se sonha junto é realidade”.
Dedicamos este estudo a todos os componentes do grupo, pois cada um com sua peculiaridade compartilhou suas experiências, angústias e amizade, unindo esforços para superar todas as barreiras que surgiram pelo caminho e tornando possível esse projeto.
Ao Arioldo(Pudim) que com sua energia e entusiasmo trouxe alegria mesmo nos momentos tensos.
À Eliérica, que com sua inteligência e responsabilidade soube conduzir de forma eficaz e amigável cada etapa deste.
À Fernanda que durante essa caminhada foi presenteada com duas dádivas divina: João Pedro e Geovanna e mesmo assim continuou extremamente amável e dedicada.
À Rosângela que mesmo dispondo de poucotempo, esteve disposta a contribuir com sua maneira intelectual de ser.
Ao Thiago (Thi) companheiro dedicado que nos encheu de carinho e colaborou enormemente com sua influência de quem está inserido no mercado hoteleiro.

AGRADECIMENTOS










Agradecemos primeiramente a Deus, Ser Supremo que nos criou e esteve sempre presente em nossas vidas, nos protegendo e nos capacitando.Agradecemos também a nossos familiares, por terem sido o alicerce em que depositamos nossos sonhos, ideais e por que não dizer nossas frustrações e fracassos diante dos obstáculos que surgiram em nosso caminho. A eles um Obrigado especial por todo apoio, estima e amor de que nos cercaram, fazendo-nos acreditar em nosso potencial em prol da concretização e sucesso de mais uma etapa de nossas vidas.Nossos mais sinceros agradecimentos são oferecidos ao nosso professor orientador Weber Tavares, por ter idealizado e ombreado juntamente conosco pela realização deste estudo, não poupando esforços para nos auxiliar durante a árdua jornada que estivemos lado a lado.
Não poderíamos deixar de agradecer a todas as Instituições de Ensino Superior e aos Hotéis que colaboraram grandemente através daefetivação das entrevistas, nos dando abertura e possibilitando a consumação de mais esse projeto.

EPÍGRAFE














“Por mais limitado que seja o âmbito de vida de qualquer povo, lá iremos encontrar, em gérmen – por vezes obscuras e indiscriminadas -, três grandes instituições fundamentais, que lhe constroem e condicionam a vida em comum: a Família, o Estado e a Escola....A função da universidade é única e exclusiva. Não se trata somente de difundir conhecimentos. O livro também os difunde. Não se trata, somente de conservar a experiência humana. O livro também a conserva. Não se trata, somente, de pré-parar práticos ou profissionais, de ofícios ou de artes. A aprendizagem direta os prepara ou, em último caso, escolas muito mais singelas do que universidades.Trata-se de manter uma atmosfera de saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve. Trata-se de conservar o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das práticas não intelectualizadas. Trata-se de formular intelectualmente a experiência humana, sempre renovada, para que a mesma se torne consciente e progressiva.
Trata-se de difundir a cultura humana, mas de fazê-lo com...
tracking img