Estudo do arranjo produtivo do artesanato de palha de carnauba no municipio de apodi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O século XX foi marcado por constantes mudanças no mercado mundial. A crise do modelo fordista de produção em massa, a abertura do mercado mundial para uma economia totalmente globalizada, a idéia ultrapassada de que, apenas as multinacionais teriam condições de competir no mercado mundial foi descartada de vez do pensamento dos gestores. Essas idéias ditavam o rumo daspolíticas públicas em todas as áreas do desenvolvimento. Hoje, sabe-se que não basta apenas conceder incentivos para as grandes empresas produzirem e contratarem mais, é preciso que os gestores públicos observem e explorem ao máximo as potencialidades de cada região para promover o desenvolvimento.

As aglomerações produtivas, também chamadas de arranjos produtivos locais (APL’s) que nada mais são doque um conjunto de empresas ou indivíduos localizados em um mesmo território, que apresentam características produtivas semelhantes e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais como por exemplo: governo, associações empresariais, instituições sem fins lucrativos, de crédito, ensino e pesquisa.

Ao promover a “interação” dessesindivíduos, inúmeros benefícios são atingidos como: a conexão do arranjo com mercados antes inatingíveis, a sustentabilidade através da organização ao longo do tempo, a promoção de um ambiente de inclusão dos produtores e a elevação do capital social, sendo que este se relaciona em níveis de confiança, de cooperação e de reciprocidade, promovendo a melhor utilização dos recursos pelos indivíduos.Isso justifica o aprofundamento dos estudos desses arranjos e dos seus respectivos produtores que podem trazer benefícios para o desenvolvimento local.

A partir dessa visão, o presente artigo tem como objetivo identificar, analisar e caracterizar o APL do artesanato da palha da carnaúba no município de APODI-RN, mais precisamente, no Sitio Baixa Fechada.

2. Metodologia

Inicialmente foirealizada uma visita ao arranjo produtivo local, com o objetivo de obter informações por meio da observação direta da atividade e por meio de entrevistas aos organizadores. Nas entrevistas, foram obtidas informações como: identificação dos artesãos; processo de extração da matéria prima, concepção dos produtos, produção, e mercado consumidor.

Com os dados coletados, realizou-se, em seguida, umestudo para determinar os níveis de inovação, cooperação e aprendizado dos participantes do APL; a estrutura, a governança e as vantagens associadas ao ambiente local e, por fim, políticas públicas e formas de financiamento da produção. O estudo foi desenvolvido em três etapas principais:

A primeira etapa é composta por uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos, livros, sites, em busca deinformações teóricas que embasasse o estudo.

A segunda etapa é composta por um estudo de caso, para identificação e análise do arranjo produtivo em questão, observando sua origem, histórico, trajetória, bem como o seu desenvolvimento.

Na terceira etapa foi construída uma análise das características do setor de artesanato de palha de carnaúba, mostrando suas dificuldades e potencialidades,descrevendo o processo de: extração da matéria prima, produtivo e de comercialização dos produtos, seguida de identificação e descrição dos inúmeros benefícios das atividades desenvolvidas pelos parceiros. Nessa etapa de análise foi bastante importante a aplicação da matriz SWOT (Pontos Fracos, Oportunidades, pontos Fortes e Ameaças). Por fim, o estudo segue com as considerações finais, com oobjetivo de mostrar os pontos positivos, negativos, oportunidades e melhorias propostas.

3. Referencial teórico

3.1 Arranjo produtivo local: conceitos e abordagens.

A literatura convencional tende a contextualizar as empresas em termos de setores, complexos industriais, cadeias industriais, etc, e considera pequena ou nula a relevância da sua localização. Durante quase cem anos as teorias...
tracking img