ESTUDO DIRIGIDO I BMTA

853 palavras 4 páginas
ESTUDO DIRIGIDO I
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA – COMPLEXO DO OMBRO

1. Leia o artigo, em anexo, intitulado: Efeito do tratamento fisioterapêutico em paciente com suspeita de síndrome do impacto do ombro: estudo de caso. Em seguida, responda as questões abaixo:

a) Descreva quais são as três fases evolutivas da síndrome compressiva do manguito rotador.

Na fase I observam-se edema e hemorragia reversíveis que podem ocorrer por excesso de uso do membro superior no esporte ou trabalho. Nesta fase o tratamento é conservador. Nela se preconiza a diminuição da dor e da inflamação e posteriormente se inserem exercícios de reforço muscular para rotadores externos e internos e bíceps com o objetivo de aliviar o fenômeno compressivo. É importante se afastar da causa da lesão para evitar que esta ocorra novamente. Sucede tipicamente na faixa etária dos 25 anos

A fase II é observada a partir do surgimento da fibrose, tendinite do manguito rotador e um espessamento da bolsa, ocorrendo caracteristicamente entre os 25 a 40 anos. A gravidade e a sintomatologia são piores que na fase um, ocorrendo dor em atividade e noturna.

A terceira fase atinge pacientes com mais de 40 anos, ocorrendo a ruptura completa do tendão do manguito rotador. O raio-x simples demonstra presença de alterações degenerativas, de osteófitos, esclerose óssea e cistos subcondrais.

b) Em relação a sua anamnese, quais são os dados que identificam a paciente?
A paciente A. O. A. 56 anos, sexo feminino, casada, do lar, residente na periferia de uma cidade do Vale do Taquari, relata apresentar diagnóstico médico de Diabetes Mellitus tipo II há aproximadamente 20 anos e Hipertensão Arterial Sistêmica há aproximadamente 30 anos.

c) Existe queixa principal?
Sua queixa principal não se baseou nas suas patologias ou nas alterações que apresentava nos membros inferiores. Referiu-se a uma consequência de uma nova queda que ocorreu em outubro de 2010, quando caiu sobre seu membro superior esquerdo. A partir desse

Relacionados