Estudo dirigido sobre o positivismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIA, CULTURA E EXTENSÃO DO RN

DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social
PROFESSORA: MARIA TEREZA DE OLIVEIRA M. Sc.
DISCENTE: ANA PAULA CRUZ DOS SANTOS
PERÍODOLETIVO: 2012.1

Trabalho apresentado á disciplina Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social, sob a orientação da professora Maria Tereza de Oliveira.

NATAL, 05 de Junho de 2012
ANA PAULACRUZ DOS SANTOS

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O POSITIVISMO NO BRASIL

Trabalho apresentado á disciplina Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social, sob a orientação da professora Maria Tereza deOliveira.

NATAL, 05 de Junho de 2012

1. Faça uma análise e justifique o dístico “Ordem e Progresso” da Bandeira Brasileira.
O dístico “Ordem e Progresso” impresso na bandeira brasileira, expressao pensamento positivista que o Brasil passava na época sob a influência do filósofo Auguste Comte. Por ser uma corrente conservadora os positivistas acreditavam que sem ordem o Brasil não conseguiriaprogredir.
2. Pesquise sobre o positivismo no Brasil e sua influência na religião, na política e forças armadas.

O positivismo no Brasil iniciou-se em 1844 por intermédio de Justiniano daSilva Gomes – lente substituto da Cadeira de Fisiologia na Faculdade de medicina da Bahia. Justiniano apresentou e sustentou a tese de concurso sob o título: Plano e de um curso de fisiologia, onde fazalusão á Augusto Comte. Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX e o criador da corrente filosófica, política e científica denominada positivismo. Segundo Neto (2003)“A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos danatureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano. As leis naturais existem...
tracking img