Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido:

1- Faça uma análise e justifique o dístico “Ordem e Progresso” da Bandeira Brasileira?

A expressão ordem e progresso é o lema político do positivismo, é uma forma abreviada dolema de autoria do positivista francês Augusto Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociaisbásicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos etc., e também o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, moral .
2-Pesquise sobre o positivismo no Brasil esua influencia na religião, na política e forças armadas?
Foram numerosas as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, a separação da Igreja e do Estado; o decretodos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional; o fim do anonimato na imprensa; a revogação das medidas .



3- De acordo com o texto de AnaCristina de Souza “Serviço Social e Positivismo” identifiquem as principais influências desta teoria na profissão de Serviço Social.

A principal influencia foi o ideário do pensamento social daIgreja Católica que se dá na gênese da profissão. É uma relação que vai imprimir o caráter apostolado, concebendo a questão social como problema moral e atribuindo intervenções para a priorização dafamília e indivíduo enquanto solução dos problemas sociais, materiais e morais ou seja, a questão social é individualizada e sua responsabilidade está na organização moral e social de cada indivíduo.
e ateoria positivista advém da necessidade de cumprir com as demandas crescentes, de trabalhadores empobrecidos, por bens e serviços. Estes trabalhadores desempregados, fruto do processo dedesenvolvimento e acumulação do capital, começam exigir e pressionar o Estado por ações assistenciais. Assim, criam-se instituições assistenciais estatais para intervenção do Estado no processo de reprodução...
tracking img