Estudo dirigido sobre a semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão nãofoi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

2- APrimeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera.

Havia a busca pelo moderno, original epolêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo, também foram abordados. Contudo, o nacionalismo foi empregado deduas formas distintas: a crítica, alinhado a esquerda política através da denúncia da realidade, e a ufanista, exagerado e de extrema direita. Devido à necessidade de definições e de rompimento comtodas as estruturas do passado foi a fase mais radical, assumindo um caráter anárquico e destruidor.

3- Um mês depois da Semana de Arte Moderna, o Brasil vivia dois momentos de grande importânciapolítica: as eleições presidenciais e o congresso de fundação do Partido Comunista em Niterói. Em 1926, surge o Partido Democrático, sendo Mário de Andrade um de seus fundadores. A Ação IntegralistaBrasileira, movimento nacionalista radical, também vai ser fundado, em 1932, por Plínio Salgado.

4- Um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil, foi o autor dos dois mais importantesmanifestos modernistas: O Manifesto da Poesia Pau Brasil e o Manifesto Antropófagico.
Na sua busca por um caráter nacional,Oswald, porém, foi muito além do pensamento romântico, diferentemente deoutros modernistas. Nos anos vinte Oswald voltou-se contra as formas cultas e convencionais da arte. Fossem elas o romance de ideias, o teatro de tese, o naturalismo, o realismo, o racionalismo e o...
tracking img