Estudo dirigido sobre capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é dialética?
A dialética é um movimento que se basea na idéia “tudo que é real é racional, e tudo que é racional é real”. A realidade histórica se desenvolve enquanto manifestação da razão.2. O que são as forças produtivas?
As relações de produção são constituídas, numa sociedade de classes, por uma dupla relação que engloba as relações dos homens com a natureza de produçãomaterial. São elas: relações de agentes de produção com o objeto e relação com os meios de trabalho, sendo que a última origina as forças produtivas.

3. E as relações sociais de produção?
São as formasestabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada sociedade e em um período histórico determinado.

4. O que é base ou infraestrutura?É a estrutura econômica formada pelas relações sociais de produção e forças produtivas.

5. O que é supra-estrutura?
Divide-se em dois níveis: o primeiro, a estrutura jurídico-política, é formadapelas normas e leis que correspondem à sistematização das relações de produção já existentes; o segundo, a estrutura ideológica (filosofia, arte, religião etc.), justificativa do real, é formado porum conjunto de idéias de determinada classe social que, através da sua ideologia, defende os seus interesses.

6. O que é classe social? Quais as classes fundamentais no capitalismo?
É umagrupamento legalmente aberto, mas na realidade semifechado; solidário; antagónico em relação a outras classes sociais; em parte organizado, mas principalmente semi-organizado; em parte consciente da suaunidade e existência, e em parte não; característico da sociedade ocidental a partir do Século XVIII; é multivinculado, unido por dois liames univinculados, o ocupacional e o económico (ambos tomados nosentido mais lato) e por um vínculo de estratificação social no sentido da totalidade dos seus direitos e deveres basicamente diferentes das outras classes sociais (Sorokin). As classes fundamentais...
tracking img