Estudo dirigido para eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |
|ESTUDO DIRIGIDO |
||
| |


CURSO: Licenciatura em Pedagogia
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos DATA: 24/03/2012
ALUNO(A): ELAINE CÂNDIDA DE CASTRO


QUESTÃO 10,5

Leia atentamente as questões abaixo e coloque (F), para as questões falsas e (V) para as questões verdadeiras.

( V ) Os professores da EJA se deparam diariamente com jovens que possuem um histórico de repetência, de abandono da escola, desmotivados com a instituição e principalmentecom eles próprios. Em algumas situações atribuem exclusivamente a si um fracasso que não é só deles. O problema é que tal fato pode se constituir num entrave para um possível sucesso escolar.

( V ) Segundo Paulo Freire, educadores e educandos se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato pedagógico, desvelando-a, conhecendo-a criticamente e recriando-a.

COMENTÁRIO: Mesmono trabalho de EJA, os professores não podem posicionarem como os detentores do saber, de forma a permitir aos alunos desse seguimento sentirem-se importantes no processo de ensino-aprendizagem, o que contribui grandemente para o êxito dos objetivos propostos. Aproveitar a experiência e a bagagem cultural de cada aluno é de suma importância para que dificuldades e falhas não sejam vistas pelosalunos como inclinação ao fracasso, mas sim como possibilidades de novos recomeços e importantes descobertas.


QUESTÃO 2 1,0

Elabore uma sequência didática para uma turma de EJA ( segunda etapa ).

TEMA: Gramática Poética

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

➢ Ampliar o repertóriopoético dos alunos e aproximá-los de poesias simples.
➢ Identificar nomes, qualidades e ações numa oração.

METODOLOGIA

1ª Aula

– Antes de trabalhar o texto propriamente dito, fazer comentários sobre o autor (vida e obras) e apresentar outros poemas de Vinícius de Moraes, ampliados em pequenos cartazes, previamente fixados nas paredes da sala.

– Apresentar texto Asborboletas, de Vinícius de Moraes, em um cartaz ilustrado.

– Ler para os alunos e solicitar comentários sobre as impressões que podemos obter a partir das colocações do autor.

– Distribuir uma cópia do poema para cada aluno.

– Após conceituar SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS e VERBOS, solicitar aos alunos que apontem os nomes dos seres na poesia, pintando-as nas suas respectivas cópias coma cor vermelha.

– Pedir também que pintem de azul as palavras que dão qualidades aos seres.

– E, por fim, pedir que pintem de amarelo as palavras que exprimem ações dos seres.

– Depois, distribuir aos alunos pedaços quadrados de papel nas cores vermelho, azul e amarelo, e fazer dobraduras das borboletas.

– Solicitar aos alunos que, em secreto, escrevam nas asas dasborboletas os nomes de outros seres, qualidades e ações, respectivamente de acordo com as cores usadas para destacar palavras no texto: vermelho para nomes, azul para qualidades e amarelo para ações.

– Antes de colar essas dobraduras no cartaz de papel pardo já fixado na parede, cada aluno deverá fazer uma mímica sobre a palavra que escreveu, para que o restante da sala descubra a palavra e...
tracking img