Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Piaget

Jean Piaget nasceu na Suíça, em 1896. Em sua infância e sua adolescência, demonstrou uma rara precocidade intelectual. Graduou-se em Ciências Naturais, pelas quais mostrava grande interesse desde pequenino, mas lia também sobre outros assuntos: sociologia, religião e filosofia.
Durante suas leituras sobre filosofia, Piaget interessou-se pelo estudo de como o conhecimento é obtido(epistemologia). Decidiu, então, entrar no mundo da Psicologia.
A partir de então, deixou a Suíça e procurou diversos laboratórios, clínicas e universidades da Europa. Nessa época, trabalhou em Paris, no laboratório de Binet, onde aplicava testes de inteligência em crianças das escolas públicas. Ele sentia-se fascinado não com as respostas corretas que as crianças davam aos testes propostos,mas com suas respostas incorretas. Estudou obstinadamente as respostas incorretas, na esperança de aprender mais sobre a extensão e a profundidade das ideias e dos processos mentais infantis. Seu objetivo era compreender como crianças de várias idades obtêm o conhecimento do mundo a seu redor. Descobrir como elas passam a interessar-se pela aquisição de conhecimento tornou-se, para Piaget, otrabalho de sua vida inteira.
Mais tarde, estudou e anotou minuciosamente o crescimento mental de seus três filhos: Jacqueline, Laurent e Lucienne. Essas observações, cuidadosamente interpretadas, constituem sua obra: O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
Piaget publicou inúmeros livros e artigos sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Esse trabalho foimuito influenciado pela sua formação em Ciências Naturais. Para Piaget, a habilidade de pensar resultava em uma base fisiológica. A criança nasce biologicamente equipada para realizar uma grande variedade de respostas motoras, que constituem a armação para os processos de pensamento seguintes.
Até a morte, em setembro de 1980, Piaget manteve-se trabalhando ativamente na busca de respostas amuitas questões fundamentais da Psicologia. Jean Piaget é considerado, na Psicologia, a primeira autoridade em desenvolvimento cognitivo.
Para Barros (2008), Jean Piaget foi um psicólogo cujos trabalhos são mundialmente conhecidos. Por mais de quarenta anos, ele realizou pesquisas com crianças, visando não somente a conhecer mais a infância para aperfeiçoar os métodos educacionais, mas também acompreender o homem.
Usando observação direta, sistemática e cuidadosa de crianças (incluindo seus três filhos), Piaget chegou a uma teoria que revolucionou nossa compreensão do desenvolvimento intelectual. Essa teoria explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade.
Piaget propôs, antes de mais nada, que o desenvolvimento cognitivo serealiza em estágios. Isso significa que a natureza e a caracterização da inteligência mudam significativamente com o passar do tempo.
Em linhas gerais, Piaget esquematizou o desenvolvimento intelectual nos seguintes estágios: sensório-motor (de 0 a 2 anos); pré-operacional (de 2 a 6 anos); de operações concretas (de 7 a 11 anos); de operações formais (de 12 anos em diante). As idadesatribuídas ao aparecimento dos estágios não são rígidas, havendo grande variação individual.

Teorias do desenvolvimento humano: Jean Piaget

A teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) de Jean Piaget é caracterizada como uma visão interacionista do desenvolvimento.
Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo depesquisas baseadas na observação e em entrevistas cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras crianças onde concluiu que as crianças não pensam como os adultos. Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estádios de desenvolvimento.


Interacionismo


A criança é concebida como um ser dinâmico, que todo...
tracking img