Estudo dirigido marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA
CURSO DE RELACOES INTERNACIONAIS
NOME: EDUARDO SPENCER DE SOUZA
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA DAS RELACOES INTERNACIONAIS
PROF. FLAVIA VAREJAO

ESTUDO DIRIGIDO Nº 2

1) Baseado na Teoria do Nacionalismo Econômico de Alexander Hamilton e Friedrich List, responda:

a) Relacione as três principais características do Nacionalismo Econômico: protecionismo,industrialização e intervenção estatal.
b) Explique as principais semelhanças entre os contextos políticos-históricos da época em que List e de Hamilton escreveram suas obras e defenderam suas idéias, destacando o processo de unificação de seus respectivos “países”.
c) Explique a chamada “Teoria dinâmica das vantagens comparativas”.
d) Explique a expressão "Chutando a escada".
e) Qual o tipo derelação Estado X mercado é defendida por esta perspectiva?
f) Como a globalização pode ser entendida de acordo com esta perspectiva? Ela gera harmonia ou conflito no Sistema Internacional? Por que?
g) Quais os efeitos, para as economias domésticas, de uma economia mundial globalizada?

2) Baseado na Teoria Marxista Clássica de Karl Marx, responda:

a) Quais são as principais característicasdo sistema capitalista?
b) Qual o tipo de relação Estado X mercado é defendida por esta perspectiva?
c) Sabendo-se que Marx não escreveu especificamente acerca das Relações Internacionais, apresente duas perspectivas diferentes, baseadas em Marx, que pretendem explicar a natureza das relações econômicas internacionais?

RESPOSTAS

1- a) Segundo a Teoria de Alexander Hamilton e FriedrichList, a indústria se faz extremamente importante para o desenvolvimento do Estado, sendo melhor aquele que detêm uma forte indústria. Com isso, a política estatal deve-se voltar para um desenvolvimento da indústria, com o uso temporário de tarifas protecionistas em indústrias recém-criadas para que crie mercado interno, para que fortaleça a indústria, e então abrir o mercado. Esta teoria prega aintervenção estatal no processo de fortalecimento industrial através do protecionismo de indústrias nascentes.

b) As principais semelhanças são que ambos escreveram na mesma época em que seus países passavam por uma falta de unificação da unidade nacional, principalmente de caráter econômico. Hamilton, foi Secretário do Tesouro americano, chegou à conclusão que o papel da economia no Estado,é fundamental para sua unificação. Assim como List, que estava em um período em que a Alemanha se via atrasada em relação a Inglaterra, principalmente no cunho econômico, devido a diversidade e a não integração econômica alemã, ou seja, não era uma unidade econômica central. Com isso, através do nacionalismo, a Alemanha teve sucesso em sua busca por desenvolvimento, usando práticas protecionistas econstrução de ferrovias, que unificaram sua economia.


c) A teoria das vantagens comparativas dinâmicas é uma melhora da Teoria Comparativas de Ricardo, onde a mesma preconizava que o Estado deveria produzir aquilo que lhe custasse menos horas de trabalho. Mas Hamilton crítica esta teoria é que um Estado que produzisse um produto menos tecnológico estaria sempre em desvantagem peranteoutros Estados que usam tecnologia (indústria). Através dessa crítica, que é pressuposto a teoria das vantagens dinâmicas, onde Hamilton afirma que os Estados não devem ficar estáticos perante a produção daquilo que lhe custa menos horas de trabalho, principalmente se forem produtos baseados em agricultura. Assim, os Estados devem investir em sua indústria, uma vez que os manufaturados têm um valoragregado maior.


d) A expressão “Chutando a escada” foi usada por List, para descrever o método usado pelos EUA e Inglaterra, em seus caminhos de desenvolvimento industrial, uma vez que ambos Estados usaram de medidas protecionistas para desenvolver sua indústria e após alcançar o desenvolvimento, pregaram total liberalismo para os demais
Estados, ou seja “chutando a escada” o que foi usada...
tracking img