Webtv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um novo método de assistir TV

O conceito de WebTV, surge com o advento da TV Digital, no qual é digitalizado o sinal de TV de forma a transmitir o conteúdo televisionado por intermédio da Internet. Sua função básica é transportar o conteúdo televisionado por satélite/torres de transmissão, para um portal de Internet que fica responsável por exibir o vídeo gerado por Streaming. A WebTV, surgeem uma era na qual há a convergência de tecnologias de comunicação e que todos os meios de comunicação estão passando por um canal ágil e de fácil acesso, a Internet. A TV não é diferente, assim os conteúdos transmitidos pelas emissoras de TV, podem ser assistidos por sites especializados nesse tipo de transmissão.

Aplicações
Capacitação e treinamento corporativo Educação a distânciaSeminários e conferências Endomarketing Marketing institucional TV e Entretenimento Governo eletrônico

Interatividade
Permite que sejam realizadas enquetes para os usuários conectados, apresentando resultados também em formas de gráfico, instantaneamente. Todos os usuários que estiverem em sessão podem enviar mensagens privadas em qualquer momento. Capacidade de participação de usuários com diferentesdisponibilidades de velocidade de transmissão (kbps) em uma sessão de videoconferência. Criação de Play-list a partir de vídeos pré-codificados, para ser enviada por download plataforma de WebTV, que tem como fundamento a publicação de vídeos gravados por um estúdio nos padrões WebTV, formatando assim, um caso de sucesso comercial, agregando maior robustez em um site de Internet e acrescendo maisum serviço ao mercado Web.

Funcionamento
Captura do sinal; Tratamento do vídeo gerado - Codec; Distribuição/Acessos ao serviço. Há duas formas de programação na Web tv. Uma é a exibição do vídeo que o internauta escolhe, na hora em que desejar, conhecida como vídeo sob demanda, o mesmo processo da TV digital. A outra é a transmissão on-line ao vivo da programação (como a TV convencional). Aexibição on-line tanto pode ser de vídeos gravados, quanto uma transmissão ao vivo.

Streaming
RTP O Real-time Transport Protocol foi desenvolvido para formatar arquivos especificamente para transpor dados multimídias por intermédio da Internet. Uma de suas aplicações é o Streaming, no qual demanda envio de pacotes pré-formatados, sendo agilmente encaminhado para a recepção do cliente, emtempo real. As transmissões de dados multimídias se utilizam do protocolo UDP que tem como característica a agilidade no envio de pacotes, em contra partida não garante a chegada dos pacotes como já foi visto. Essa não garantia de entrega, é contornada pelo protocolo RTP por sua característica de monitoramento de pacotes, apesar de não ser eficaz. Dentre as funcionalidades do RTP, pode-se citar aidentificação dos tipos de payload, numeração de seqüência, timestamping.

Codecs
CODEC’S Como mencionado no item 2.4.4, existem os codec’s (Acrônimo de Codificador/Decodificador), os quais são algoritmos/dispositivos que basicamente tem a responsabilidade de comprimir arquivos de áudios e vídeos, tornando seu tamanho em bytes significativamente menor. Atualmente, existem inúmeros tipos decodec’s, alguns deles estão presentes no cotidiano das pessoas, que os utilizam diariamente de forma transparente, ou seja, não sabem como são e nem de sua existência. Um codec muito utilizado no cotidiano é o MPEG (Moving Picture Experts Group), que é encontrado em aparelhos de DVD (Digital Vídeo Disc) que utilizam o codec MPEG-2; os arquivos MP3 utilizam à tecnologia MPEG, além dos MP4 e outras formas deexecução de mídia portáteis, entre outros dispositivos. Existem inúmeros codec’s especializados em diversas funcionalidades, e evolutivamente chegam a obter mais qualidade. Exemplo disso têm-se a nova geração de codec’s, no qual o H.264 (sucessor do H.263 da mesma geração do MPEG-4) está localizado. Seu diferencial é a alta taxa de compressão, possibilitando transmitir vídeos aulas e vídeo...
tracking img