Estudo dirigido hematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido -Hematopoese e Eritrócitos

Hematopoese é responsável pela produção de células sanguíneas, OU SEJA, é um constante efeito reparativo necessário para manter a população de leucócitos, plaquetas e eritrócitos, como por exemplo em resposta a um determinado estímulo como hipóxia, sangramento ou infecção.
A hematopoese compreende três setores:
i) Progenitores celulares precoces(stem cells) que suportam a hematopoese
ii) Células progenitoras comprometidas (stem cell committed) que são unidades formadoras de colônias e que expandem a população de células diferenciadas (eritrócitos, leucócitos, etc)
iii) Fatores reguladores do crescimento hematopoético ou citoquinas que agem sobre o sistema.

Os fatores de crescimento hematopoéticos são glicoprotéinas que têmcomo função a regulação da hematopoese por mecanismos complexos. Os genes responsáveis pela síntese de alguns deles (GM-CSF, MK-CSF, IL-4, IL-45, IL-9) localizam-se no braço longo do cromossoma 5 e os genes que codificam a eritropoetina (EPO) no cromossoma 7. Tabela dos fatores de crescimento hematopoético e algumas de suas características:

1- Que células produzem os fatores estimuladores daHematopoese?
A medula óssea contém um estroma que fornece o microambiente para a hematopoese. A proliferação das células progenitoras recebe o estímulo de substâncias semelhantes a hormônios produzidos pelas células do estroma do microambiente (células reticulares, adipócitos, histiocitárias e do tecido conjuntivo) e pelas próprias células linfa-hematopoéticas, como os fatores estimulantes decolônias, interleucina e eritropoetina.

2- Onde e a partir de que célula é produzido o sangue?
ONDE - Órgãos: a hematopoese pré-natal acontece no saco vitelino, fígado, baço e medula óssea da clavícula; nos indivíduos adultos, acontece na medula óssea de ossos chatos (longos) e cavidade dos ossos esponjosos.
CÉLULA – É a partir das células hematopoéticas (stem cells – células progenitoras -pluripotentes) que é produzido o sangue.

3- Quais as etapas de maturação do Eritrócito?
Fases da maturação dos eritrócitos:
steam cell
aumentam a atividade da síntese de proteínas (principalmente hemoglobina) e se diferenciam por estímulo da eritropoetina em

pro-eritroblasto (PE)
absorve vitamina B12, folatos até se diferenciarem emeritroblasto basofilo (EB)
há aumento da produção de hemoglobina com incorporação de ferro, há tbm diminuição do RNA e ribossomas o que faz com que os corantes citológicos passem de azul do EB para avermelhado do eritroblasto ortocromatico (EOC) sendo que possuem como transição o eritroblasto policromatofilo.

eritroblasto ortocromatico (EOC)
não há divisão celular, a maturação é porprocessos metabólicos intracelulares até a perda do núcleo (picnose – diminuição do núcleo e, posteriormente expulsão da célula)

Reticulócitos
há perda de organelas e expressa atividade modular da eritropoese
Por ultimo reticulocitos se transformam em

Eritrócitos
OBS: após a saída dos reticulócitos na corrente sanguínea sua transformação em eritrócitos se dá depois de 24 a 48h

4- Quaissão os fatores essenciais para de Eritrócitos normais?
Eritropoetina e citocinas (ILs)
Ferro, vitamina B12 e folato.

5- Como ocorre a absorção e qual a função desses fatores para os Eritrócitos?
Ferro:
Absorção: existem dois tipos de ferro: ferro inorganico e o ferro ligado ao heme, a absorção do ferro inorganico é processada na parte superior do intestino delgado pelas células damucosa. Uma parte desse ferro é incorporada pelas mitocôndrias das células da mucosa e a outra parte atravessa o citoplasma entrando na circulação sanguínea. Esse mecanismo pode ser regulado pela ferritina, proteína que tem a capacidade de fixar o ferro. O ferro hêmico é absorvido como tal pelas células intestinais, ele se separa do heme por ação da enzima hemioxigenase e depois segue a msm via do...
tracking img