anemia auti imune

1568 palavras 7 páginas
SUMARIO

1.0 ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE
A anemia hemolítica auto-imune (AHAI) é um grupo de doenças caracterizadas por hemólise devido a auto-anticorpos dirigidos contra antígenos a superfície de eritrócitos. Os auto-anticorpos podem ser reativos a temperatura corporal (37 º C) sendo estes chamados de anticorpos quentes, ou a temperatura mais baixa , que são conhecidos também como por anticorpos frio (MONTSERRAT, 2013).
Sendo classificada de acordo com a temperatura do seu anticorpo, e a presença ou ausência da doença associada, sendo esta representada por anticorpos frios onde representam cerca de 13% a 15 % de todos as anemia hemolíticas. As patogenias se diferem substancialmente por características de auto-anticorpos, por isso é essencial que cada tipo, tenha um diagnóstico preciso do seu subtipo (MONTSERRAT, 2013).
As AHAI são subdivididas em dois grupos: primária e secundária. Na AHAI primária, a anemia hemolítica é o único achado clínico e não se identifica doença sistêmica de base para explicar a presença de auto-anticorpos. A AHAI secundária ocorre no contexto de uma doença sistêmica, sendo a anemia hemolítica somente uma manifestação dessa doença. Pode ocorrer em pacientes com doença auto-imune, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou outras doenças inflamatórias de caráter auto-imune, como a colite ulcerativa. É observada também em pacientes com neoplasias, como o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica, síndromes mielodisplásicas, imunodeficiência, infecção por Mycoplasma, vírus Epstein-Barr, citomegalovírus ou uso de drogas (OLIVEIRA, 2006).
Sabendo que a anemia hemolítica auto-imune, acarreta a destruição precoce das hemácias devido à fixação de imunoglobulinas e/ou complemento na superfície da membrana eritrocitária. O teste de Coombs direto (TCD), método habitualmente utilizado no diagnóstico da AHAI, onde tem sido empregado para demonstrar a sensibilização de hemácias in vivo

Relacionados

  • Pediatria
    17749 palavras | 71 páginas
  • Análises clínicas
    47262 palavras | 190 páginas