Hidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidratos



Um dos maiores inimigos da exploração do petróleo no fundo do mar, são os compostos conhecidos como hidratos, que entopem os dutos que transportam o óleo do poço até a superfície.Esses compostos se formam em condições comuns nas linhas submarinas de transmissão de petróleo: sob baixa temperatura e pressão elevada e na presença de água e gás natural.
Na verdade, os hidratos nadamais são do que moléculas de água que, ao mudar para a fase sólida, 'aprisionam' moléculas de gás natural. Eles formam blocos de gelo que bloqueiam os dutos, causando prejuízos da ordem de centenas demilhares de dólares.
A principal causa do problema da formação de hidratos é a água livre. O problema se torna crônico à partir do momento em que o gás atinge temperaturas baixas no leito marinho.Remoção de hidratos


Os principais métodos são:

Descompressão: Bastante utilizada para decompor um hidrato formado e baseia-se no abaixamento da pressão ate atingir valores inferiores apressão de formação do mesmo. Apesar deste procedimento, sempre ficam pequenos cristais remanescentes no sistema, pois esta decomposição se processa lentamente.

Aquecimento: Normalmente se utiliza gásquente próximo do local obstruído, ao mesmo tempo em que se reduz a pressão do sistema. Não é viável em plataformas marinhas.

Injeção de inibidores de hidratos: O inibidor de hidrato mais comum éo álcool etílico, que não remove a água e sim diminui a temperatura em que o hidrato se forma.

Hidratos como fonte de energia


Hidrato de gás, ou clatrato é um sólido cristalino sendo compostode água e gases de peso molecular pequeno. Os hidratos de metano são abundantes em sedimentos submarinhos nas margens continentais. A distribuição dos clatratos pode ser mapeada através de perfilagemsísmica, perfis de poço, e amostragem geoquímica. A quantidade estimada de hidratos de gás submarino no mundo equivale aproximadamente a duas vezes o total de todos os recursos convencionais de óleo...
tracking img