Estudo dirigido - bruno zevi - a ignorância da arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Introdução a Arquitetura e Urbanismo
Professor: George A. Ferreira Dantas
Aluna: Aline de Holanda Sattler – 2011061652
Estudo dirigido


1) Quais dificuldades objetivas esubjetivas para apreciação da arquitetura?
A arquitetura, de fato, não tem um lugar reservado pelos meios de comunicação, não há propaganda ou nenhum movimento, em larga escala, que divulgue aarquitetura, dessa forma, ela acaba por não ser um tema de discussões ou debates, seja por profissionais ou leigos.
Além disso, não é possível que se reúnam, em um único ambiente, inúmeras obrasarquitetônicas para apreciação, o que geralmente acontece com as demais obras de arte.
Há ainda, uma deficiência na forma como interpretar uma obra arquitetônica, não existe um método próprio de apreciaçãocomo quando se trata de quadros ou esculturas e, por isso, os edifícios acabam por ser apreciados como simples fenômenos plásticos.

2) O que define a essência da arquitetura? Por quê?Diferente da pintura e da escultura a arquitetura é uma arte que permite a quem a admira adentrar nela e aprecia-la de formas distintas, com percepções diferentes de dentro e de fora, “com um vocabuláriotridimensional que inclui o homem” como bem colocou Bruno Zevi em seu texto. Dessa forma a arquitetura tem como essência o espaço.




3) Quais as possibilidades de se transmitir a outrem aexperiência espacial?
O espaço não pode ser conhecido de outra forma que não seja por experiência direta, dessa forma é impossível representa-lo perfeitamente de outra forma que não seja com avivência do espaço.


4) Quais as dimensões da arquitetura? Ela restringe-se aos invólucros (continente) e ao espaço (conteúdo)?
Além das três dimensões a arquitetura faz uso da quartadimensão, que seria o deslocamento sucessivo do ângulo visual, ou seja, o homem caminhando no edifício, analisando-o de ângulos distintos, cria essa quarta dimensão, indo além do invólucro e conteúdo por...
tracking img