Estudo de viabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICA – 1º MA

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – 4º Ano
Disciplina: Jogos Empresariais


EQUIPE

1. ___________________________________

2. ___________________________________

3. ___________________________________

4. ___________________________________


ESTUDODE VIABILIDADE ECONÔMICA:
“DUAS POSSÍVEIS LOCALIZAÇÕES PARA UMA EMPRESA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS: SÃO PAULO OU MANAUS”

Manaus-Am
Fev – 2012
Estudo de Viabilidade Econômica:
“Localização”

O estudo das possíveis alternativas de localização é essencial para a tomada de decisão consistente sobre a posição geográfica de uma operação.

De acordo com Woiller, o problema de se encontrar alocalização ótima para o empreendimento consiste em achar o locus físico em que o lucro seja o maior possível e isso, às vezes, é bastante complexo, dado o número de variáveis envolvidas.

A premissa básica é a de que a localização deve atender aos objetivos da empresa, de se obter a maior lucratividade possível. Fica claro, então, que o processo de escolha da localização do projeto é complexo edepende de cada tipo específico de empreendimento, da tecnologia proposta, entre outros.

Assim podemos relacionar os seguintes elementos para o julgamento da escolha da localização:
a. A soma dos custos de transportes de insumos e produtos;
b. A disponibilidade e custos relativos dos fatores de produção;
c. A posição com referência a terrenos, edifícios, tributação e problemaslegais, condições gerais de vida, clima, facilidades administrativas, política de descentralização ou de centralização, existência de águas residuais, existência de energia elétrica, odores, ruídos, incômodos, etc.

Então, o estudo da localização de um empreendimento passa necessariamente pela análise das variáveis denominadas de fatores locacionais e que contribuem para maximizar o retorno doinvestimento previsto.

As Cidades

São Paulo (SP)
São Paulo é hoje a maior cidade da América Latina e a 2ª em população (após a Cidade do México), sendo considerada uma das cinco maiores áreas metropolitanas de todo o mundo. É o maior mercado consumidor e produtor do país e capital de um dos mais desenvolvidos estados de todo o mundo. Sua influência econômica e financeira atinge todo o país ecausa atração de empresas nacionais e internacionais. Possui a mais movimentada bolsa de valores da América Latina e terceira do mundo (Nova Bolsa - fusão da Bovespa com a BM&F, acontecida no final de março de 2008), os dois aeroportos mais movimentados do continente (Guarulhos e Congonhas), a maior população, o maior centro financeiro, a maior rede de metrô do país, o maior número de veículos,telefones, rádios, emissoras de televisão, hotéis, além de sediar importantes feiras e congressos nacionais e internacionais. Na verdade é a "mola propulsora" do Brasil, apesar de contrastar com a pobreza e a violência que todo grande centro urbano é obrigado a conviver.
Na área de serviços financeiros, a cidade de São Paulo, além de abrigar a sede dos maiores bancos do Brasil e do mundo, contacom a BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, uma das maiores do mundo em valor de mercado, líder no continente latino-americano e única bolsa em operação no Brasil.

É relevante também a qualificação do mercado de trabalho paulista: cerca de 56% da população ocupada possuía, em 2009, no mínimo 11 anos de estudo (ensino médio completo), em contraponto aos 43% da médianacional. O Estado abriga importantes instituições de educação profissional, com destaque para o Centro Paula Souza, além de concentrar cerca de 24% do total de instituições de educação superior do Brasil, muitas das quais figuram entre as melhores do país, inclusive com reconhecimento internacional.
O sistema de ciência, tecnologia e inovação paulista também tem posição de destaque nos cenários...
tracking img