Modelo de brieffing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PAN AMAZÔNICA













BRIEFING APLICADO AO PREX




















Belém
2012

1) Identificação


Cliente: Premium Auto - Oficina de manutenção preventiva e corretiva para veículos

2) Mercado


A Fenabrave (Federação Nacional da distribuição de veículos Automotores) anunciou nova previsão de vendas de veículos para este ano. Aentidade dos distribuidores espera evolução de 6,7% nos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus sobre 2011, para 3,87 milhões de unidades. Esta é a terceira vez que a organização revê as projeções para este ano, mas a única que a entidade fez uma revisão para cima. 

A nova perspectiva, elaborada pela consultoria econômica MB Associados, foi motivada pela aceleração dasvendas em agosto, que foi o melhor mês da história para o setor. Dados do Renavam divulgados pela Fenabrave apontam que foram vendidos 420,1 mil veículos no período, entre leves e pesados. 

O movimento foi puxado pela redução do IPI anunciada em maio. A expectativa de que o benefício terminaria no mês passado causou uma corrida às concessionárias. No acumulado dos oito meses do ano, as vendassomaram 2,50 milhões de unidades, com elevação de 5,5% sobre igual período do ano passado. 

Com a prorrogação do incentivo até 31 de outubro, a entidade espera que o movimento continue alto nos próximos meses. “Não devemos conseguir manter o ritmo recorde na casa das 400 mil unidades por mês, mas a expectativa é de ter média 16 mil emplacamentos diários”, estima Flávio Meneghetti, presidente daentidade. 

O executivo lembra que, além do desconto no IPI, outras ações estimularam as vendas. Segundo ele, essa foi a primeira vez na história em que governo, bancos, montadoras e rede de distribuição se alinharam de forma tão eficiente para atrair o consumidor. “O governo reduziu a tributação e os encargos financeiros, os bancos baixaram as taxas e liberaram mais crédito, e as fabricantes econcessionárias fizeram promoções e campanhas”, enumera. 

Como resultado da ação conjunta, Meneghetti aponta para uma redução média de 14% nas parcelas do financiamento. Com a diminuição, uma fatia maior da população conseguiu encaixar a compra do carro novo no orçamento. 


AVANÇO DO CRÉDITO

A entidade dos distribuidores de veículos garante que as vendas aceleraram sustentadas em"crédito saudável", sem participação importante de contratos sem entrada com parcelas a perder de vista. A aprovação das fichas subiu do nível de 30% para a média de 60% após as medidas adotadas pelo governo e pelo Banco Central. Apesar disso, há preocupação com as liberações feitas por bancos públicos.

Segundo Tereza Fernandez, sócia-diretora da MB Associados, Caixa Econômica e Banco do Brasil foramresponsáveis por em torno de 73% do total concedido para a compra de veículos nos últimos meses. "O que foi liberado principalmente pela Caixa pode aumentar a inadimplência lá na frente." A especialista garante, no entanto, que os atrasos nos pagamentos devem diminuir até o fim de 2013.
DESEMPENHO JANEIRO A AGOSTO 

LEVES
As vendas de automóveis e comerciais leves somaram 2,38 milhões deunidades nos oito meses do ano, com elevação de 6,9% sobre o mesmo período do ano passado. Com 1,88 milhão de emplacamentos, o segmento de automóveis teve expansão mais expressiva, de 8,5%. Os licenciamentos de comerciais leves chegaram a 509 mil, com expansão de 1,4%.


EXPECTATIVA PARA 2012

LEVES
O crescimento previsto pela Fenabrave para este ano será puxado pelo segmento de veículos leves,que deverá avançar 8%, para 3,70 milhões de unidades. As vendas de automóveis terão aumento maior, já que os modelos de baixa cilindrada têm desconto mais expressivo no IPI. A previsão é de expansão de 8,6% na demanda por automóveis em relação ao ano passado, para 2,87 milhões de unidades. No caso de comerciais leves, o crescimento deve chegar a 5,9%, para 823 mil veículos. 
Fonte:...
tracking img