Estudo de noivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 5 – DIREITOS E DEVERES DO ESPOSO E DA ESPOSA

O Propósito eterno de Deus é ter uma família e família vive de relacionamentos. É inevitável que não aconteça alguns ajustes nas nossas vidas, enquanto nos relacionamos, mas o que não é normal, é deixarmos que essas coisas nos afastem uns dos outros. Nós somos a família de Deus, portanto é possível vivermos e nos relacionarmos com todos osirmãos, porque Deus nos deu recursos para expressarmos essa vida. Vamos meditar em três desses recursos que são absolutos e indispensáveis para vivermos em família.
1-O primeiro recurso é o amor:
(JO 13:34-35) Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aosoutros.
O que é o amor? O amor é a essência (ou a pessoa) do próprio Deus.
(IJO 4:8) Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Como se expressa o amor? O amor se expressa na prática constante do bem. (RM 13:10) O amor não pratica o mal contra o próximo.
Temos sempre que praticar o bem e jamais pensarmos no mal. Ter amor é ter o próprio Deus em nós. É liberar a vida de Deus atravésda nossa vida.
Jesus disse que nós não devemos amar somente as pessoas que nos amam, mas nós devemos amar também os nossos inimigos e fazermos o bem a todos, porque Deus é benigno até mesmo com os ingratos e maus (LC 6:35). Se nós somos a família de Deus temos que expressar este mesmo amor. Se pudéssemos medir o quanto de Deus nós temos, poderíamos medir pelo amor.
2-O segundo recurso é oserviço:
O que é o serviço? Serviço é ministério ou trabalho.
Jesus disse em: (MT 20:28) tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
O serviço é uma grande virtude de Cristo. Jesus depois de ter lavado os pés dos seus discípulos disse: Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dosoutros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (JO 13:14-15). O serviço nos livra da frustração. Existem muitas pessoas frustradas no meio da igreja porque ainda não se despertaram para o serviço. O natural do ser humano é gostar de ser servido, mas como membros da família de Deus, temos que seguir o exemplo que Jesus nos deixou.
3-O terceiro recurso é o perdão:(LC 17:3-4) Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
Quando alguém faz alguma coisa contra nós, temos um forte desejo de exercer juízo. Perdoar é: entregar à Deus o direito de exercer juízo. Pedro testemunhou da atitude de Jesusquando passou por aflições neste mundo. Ele testemunhou dizendo que Jesus não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,
Considerações relevantes:
Deus está querendo nos levar a um nível superior de vida. Perdoar é libertar as pessoas e manter-se emliberdade, é sempre estar disposto a recomeçar. Perdoar é jamais desistir de alguém. Estes recursos unem e fortalecem os nossos relacionamentos.
O amor fortalece a aliança.
O serviço valoriza a aliança.
O perdão protege e restaura a aliança.
Esta mensagem nos mostra que sem Jesus seria impossível, amarmos, servirmos e perdoarmos. Deus não está exigindo que façamos tudo isso na nossa própria força,mas é tudo na força do Senhor. Estes três recursos não se baseiam em sentimentos, mas em estar debaixo do governo de Deus. Estes recursos estão centrados na nossa motivação de sermos iguais a Jesus. Nós amamos, servimos e perdoamos, porque queremos ser iguais a Jesus.
Já vimos que o homem e o cabeça da mulher. Esta função não pode ser exercida de qualquer maneira, mas sob a graça e o amor de...
tracking img