Estudo de comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE COMUNIDADE
SOBRE BIBLIOTECA PUBLICA ESTADUAL DO ESPIRITO SANTO


1 INTRODUÇÃO


A Biblioteca Pública deve estar apta a atender toda a comunidade independente de raça, sexo, idade e escolaridade. Seu acervo deve ser desenvolvido levando em consideração os diversos tipos de usuários.

Estes por sua vez, serão identificados por um estudo de comunidade proposto pela disciplina“Estudos de Usuários” que caracterizam como:

[...] investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada (FIGUEIREDO, 1994, p. 7).

De acordo com essas considerações, a iniciativa dessapesquisa tem o intuito de caracterizar, bem como verificar as necessidades e as demandas de informação da Comunidade vizinha da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPEES).

A Comunidade pode ser considerada como uma reunião total de idéias, interesses e recursos, em determinado espaço, em que as pessoas buscam soluções dos seus problemas para realização do bem comum (DUCKWORH, 1991).

Éapontado alguns métodos de relevância por Lima (1992, p. 174) ao desenvolver pesquisas sobre usuários: “[...] os métodos empregados nos estudos de usuários tem sido o seguinte: questionários, entrevistas, observações diretas e estudos de caso”.

Para este trabalho o instrumento a ser utilizado será a entrevista estruturada propondo levantar dados que posteriormente tabulados resultarão eminformações que podem servir como conhecimentos potenciais para a unidade de informação, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados pela BPEES à comunidade local.




1 2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar e caracterizar a comunidade da BPEES, dentro do ponto de vista sócio-econômico e de suas demandas e expectativas em relação aos serviços prestados pela instituição.



2.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Identificar se os serviços da BPEES atendem as reais necessidades da comunidade local.

Detectar que tipo de demanda de informação a comunidade busca e sua satisfação quanto aos serviços prestados pela BPEES.

Conhecer as demandas e expectativas em relação aos serviços oferecidos pela BPEES.



1 3 JUSTIFICATIVA


Para que a Biblioteca Pública assumaa sua missão é necessário que a unidade de informação conheça melhor a comunidade que a cerca, pois não se pode dizer que esta permanecerá sempre a mesma.

[...] o conhecimento da comunidade local e as mudanças da sociedade nela refletidas podem afetar as metas e os objetivos de maneira tão profunda que podem levar às adaptações e ajustes que podem vir a criar, para uma entidade já existente, umpapel novo ou papéis diferentes daqueles que lhe couberam originalmente (FIGUEIREDO, 1994, p. 67).

Portanto, é preciso saber o que é a comunidade, e qual é o público a quem a biblioteca pública moderna deve servir. Diante desta importância:

O estudo da comunidade é básico para administração da biblioteca, [...] a biblioteca existe para realizar funções especificas, as quais foramsuficientemente valiosas, na época do seu inicio de funcionamento, para justificar a sua criação, e que [...] continuam a motivar a sobrevivência e o crescimento da biblioteca. (FIGUEIREDO, 1994 p. 65).

Este estudo pode contribuir no apoio aos serviços de informação voltados especificamente para o público identificado nesta pesquisa, onde se conhecerá o tipo de informação pertinente as reais necessidadesdesta comunidade. Além de integrar a comunidade como parte indispensável para o seu crescimento cultural e social. O Manifesto da UNESCO (1995, p. 34) ressalta que:

O sucesso de uma biblioteca pública pode ser medido pela resposta que oferece às expectativas e demandas da comunidade, bem como pela sua habilidade em mobilizar apoio dos vários grupos comunitários para o desenvolvimento de...
tracking img