Estudo de caso: a escola de adm dos marines

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso:
A Escola de Administração dos Marines


Porto Alegre, 15 de setembro de 2011.

1. Que similaridades e diferenças existem entre a corporação descrita neste estudo e umaempresa?
Além da competição, já descrita no texto como sendo um fator em comum entre os marines e os negócios, notamos a liderança como uma característica necessária aos candidatos a oficiais, sendoesta também esperada em funcionários nas empresas. Em entrevistas de emprego já muito se observa nos candidatos a maneira como se saem em tarefas em grupos e de que forma lidam com seus subordinados.Porém, acredito que as diferenças entre essas duas corporações ainda sejam predominantes, pois em uma empresa o funcionário não recebe a liberdade de tomar as decisões como bem entender, assimcomo,diferente da escola descrita no texto, as empresas precisam de habilidades específicas em seus funcionários, não apenas a liderança.
Outro ponto que os distingue é o fato de que a empresa vai(teoricamente) fazer com que as decisões sejam tomadas com base no maior número de informações possíveis, para que não hajam decisões medíocres, preferindo que o funcionário tenha indecisões e as trabalhe, deforma a sempre evitar decisões medíocres, ao contrário dos marines que precisam aprender a jamais ficarem indecisos, pois lidam com vidas.

2. Em sua opinião, é válido comparar a filosofia deadministração de uma organização de combate com uma organização de negócios?
Com certeza sempre se tiram lições quando analisamos organizações de combate, seus treinamentos são muito rigorosos e só vãoem frente pessoas muito seguras de seus valores, que buscam com determinação fazer sempre o seu melhor.
Porém, não acho que seja válida a comparação, em uma organização de negócios as decisões nemsempre precisarão ser tomadas as cegas. E por mais que haja riscos nos negócios, há espaço para dúvidas e dependendo das decisões, elas podem ser consertadas, diferente do trabalho dos marines....
tracking img