Estudo de caso:a copa do mundo e nossa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPA- INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ.
- CAMPUS CASTANHAL

Professora: Telma Costa
Turma: Agroindústria 2012
Disciplina: Controle de Qualidade
Alunas:
MARINA AMARAL
EDIVANIA DE ARAUJO
JESSICA rayane
CELICE silva
PAULA GLEITA
CLEIDIANE BESSA
LARISSA PANTOJA
IVANILSON
CAROLINA

CASTANHAL/PAABRIL-2012


IFPA- INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ.
- CAMPUS CASTANHAL

Relatório de Ervilha


CASTANHAL/PA ABRIL-20121.INTRODUÇÃO
1.1.PROCESSAMENTO DO PRODUTO

* 1.1.2. Matéria prima
Na hora da colheita ou do abate, a maioria dos alimentos provavelmente contém contaminantes, componentes que não são comestíveis por características físicas variáveis (forma, tamanho e cor).
É necessário, portanto, realizar uma ou mais operações unitárias de limpeza, seleção, classificação oudescascamento para garantir que os alimentos sejam preparados com alta qualidade ou uniformidade para o processo subsequente.
Não é possível produzir alimentos processados de alta qualidade das matérias primas abaixo de certo padrão, e esses procedimentos mecânicos de separação que são aplicados logo no início do procedimento são métodos que apresentam uma boa relação custo-benefício na maioria daqualidade das matérias primas.
1.2.Processo
Limpeza
A limpeza é a operação unitária na qual matérias contaminantes são removidos do alimento e separados por deixar a superfície do alimento em condições adequadas para o processo posterior.
O descascamento de frutas e hortaliças, a retirada da pele da carne e de escamas em peixes também podem ser considerada uma operação de limpeza. No procedimentode hortaliças o branqueamento também ajuda na limpeza do produto.
A limpeza deve ocorrer o quanto antes possível no processamento de alimentos – tanto para prevenir danos aos equipamentos por pedras, ossos ou metais, quanto para evitar o desperdício de tempo e dinheiro no processamento de contaminantes que são descartados. Além disso, a remoção imediata de pequenas quantidades de alimentoscontaminados por microrganismos evitar a perda subsequente dos lotes remanescentes pelo crescimento microbiano durante a armazenagem ou por atrasos antes processamento. A limpeza é, portanto, um método efetivo para reduzir o desperdício de alimentos melhorando os aspectos econômicos do processo e protegendo o consumidor.
Os equipamentos para limpeza são categorizados em procedimentos úmidos;exemplos, lavagem por imersão, spray, lavagem por flotação e limpeza ultra-sônicas e secas (separação por ar, magnetismo ou métodos físicos). A escolha do procedimento de limpeza é determinada pela natureza do produto a ser limpo e pelos tipos de contaminantes a serem removidos. Em geral mais de um tipo de procedimento é necessário para remover a variedade de contaminante encontrado na maioria dosalimentos.
Limpeza úmida
A limpeza úmida e mais efetiva que os métodos secos para remoção de terra e tubérculos os de pó e resíduos de pesticidas de frutas macias ou hortaliças. alem disso,ela não produz pó que causa menos danos aos alimentos e os métodos secos .
Limpeza seca
Procedimentos de limpeza a seco são utilizados para produtos menores, com uma maior resistência mecânica e um menor teor deumidade (ex; grãos e nozes). Após a limpeza, as superficiais são secas para auxiliar na conservação ou na secagem posterior. procedimentos secos normalmente envolvem equipamentos mais baratos que os processos úmidos e produzem um efluente concentrado seco que pode ser descartado mais economicamente.alem disso, a limpeza da fabrica é mais simples e a deteriorização química e microbiana é menor, se...
tracking img