Estudo de caso subway

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: restaurante SUBWAY®
por Camila Martins Santos
"A marca norte-americana está presente em 92 países e atende diariamente, em média, seis milhões de clientes."
O restaurante SUBWAY® foi fundado nos Estados Unidos, há mais de 45 anos, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeição rápida e saudável. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, inspirados na culinária dediferentes localidades, a rede está representada por mais de 600 lojas no Brasil. O faturamento médio por unidade é de R$ 65 mil, e a rede fatura aproximadamente R$ 33 milhões mensais no Brasil. Cada loja vende, em média, 1.983 sanduíches por semana.
Para concretizar seu projeto de expansão no país, a soma de investimentos dos futuros franqueados da marca deverá atingir, até 2011, um montantebastante significativo. As ações de marketing, incluindo propaganda, investimento em material de ponto de venda e aporte em tecnologia e aprimoramento logístico, devem totalizar ao longo desse período grande parte desse aporte. Hoje as franquias do restaurante SUBWAY® empregam mais de 3.000 funcionários no país e ocupam um espaço superior a 15.000 metros quadrados, em imóveis nas localidades premium dascidades que as abrigam.
A rede SUBWAY® está presente em mais de 90 países, superando 33 mil pontos de venda espalhados pelo mundo. No Brasil, são mais de 700 restaurantes. A rede atende por dia, em média, mais de seis milhões de clientes em todas as suas unidades. Difere-se das demais redes do ramo por trazer a única opção de fast-food verdadeiramente saudável do mercado. Entre as premiações quejá recebeu, constam a de “Melhor Franquia”, concedida 16 vezes pela Entrepenuer Magazine e o prêmio de ouro “Satisfação dos Clientes”.
O restaurante SUBWAY® é a opção ideal para quem procura uma refeição rápida e ao mesmo tempo saudável, com sanduíches, cookies e saladas. Assim, o próprio consumidor pode montar o sanduíche escolhendo os ingredientes que mais o agradam. O cardápio conta com umalinha de 16 sanduíches, que podem ser ou não tostados: Frango Teriyaki - frango com molho Teriyaki, Subway Melt™ - peru, presunto e bacon, Frango Pizzaiolo - frango, peperoni e molho marinara, Almôndegas com molho marinara, Pizza Sub - salame, peperoni e molho marinara, Peito de Frango, Carne, Italiano - salame e peperoni, Subway Club™ - presunto, peru e rosbife, Presunto, Atum, Peito de Peru,B.M.T.™ - salame, peperoni e presunto, Peito de Peru e Presunto, Rosbife e Vegetariano.
Além disso, todos podem ser acompanhados de queijo (prato, suíço ou cheddar), vegetais (alface, tomate, cebola roxa, pimentão e azeitonas pretas) e seis tipos de pão (Queijo, Gergelim, Italiano Branco, Parmesão com Orégano, Integral e Integral com Aveia e Mel), escolhidos pelo cliente. Os sanduíches podem sertemperados com sal, pimenta, azeite, vinagre e os molhos Parmesão, Barbecue, Cebola Agridoce, Mostarda e Mel e Chipotle (levemente picante). É possível, ainda, transformar qualquer sanduíche em salada (que pode, ou não, vir acompanhada de pão). Caso desejar, o cliente tem a opção de adicionar mais queijo, bacon ou recheio em dobro.
A Subway iniciou a operação no Brasil no ano de 1993, neste períodoas lojas instaladas eram grandes e em bairros nobres, os custos da operação muito altos e um baixo reconhecimento da marca inviabilizaram alguns restaurantes. Por conta de diversos contra tempos a Subway passou por um período de adaptação onde tentava entender o mercado brasileiro.
Em 2003, após a solução dos problemas pendentes, havia novamente um momento propício para a Subway definitivamente seconsolidar no mercado nacional, e com fôlego renovado retoma a sua trajetória de crescimento. Concentrando-se na operação, e cuidando para que fosse feito o que havia dado certo em lugares tão diferentes do mundo, como Bahrain, a primeira franquia internacional, Nova Zelândia, China e Trinidad Tobago entre tanta outras. Independentemente da cultura e costumes locais, a Subway criou uma rede com...
tracking img