Estudo de caso realizado com paciente com ferida operatória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM – 5º FASE

BARBARA NESI

ESTUDO DE CASO

CRICIÚMA/SC,OUTUBRO - 2011

BARBARA NESI



ESTUDO DE CASO

Trabalho solicitado pela disciplina de Integralidade no processo de cuidar em enfermagem ao adulto e idoso hospitalizado do curso de Bacharelado em Enfermagem – 5º fase da Universidade do Extremo SulCatarinense- Unesc realizado durante estágio hospitalar supervisionado por Karina Kabbus.

CRICIÚMA/SC.OUTUBRO 2011.
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONSULTA COMPLETA DO PACIENTE ASSISTIDO - OUVIR 5
2.1 HISTÓRICO: 5
2.2 OUVIR 5
2.3 TOCAR 6
2.4 2º DIA 8
2.5 3º DIA 9
3. DIAGNÓSTICOS, PLANOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM. 10
4. AVALIAÇÃO 13
5 PATOLOGIA DE INTERNAÇÃO, ASSOCIADAS EPROCESSO PATOLÓGICO. 14
5.1 Ferida Operatória 14
5.2 Trombose Venosa 15
5.3 Processo Patológico 16
6. MEDICAMENTOS UTILIZADOS 17
6.1 Acido Acetilsalicílico 17
6.2 Amitriplina 17
6.3 Cilastazol 18
6.4 Ciprofloxacino 18
6.5 Nitrofurazona 18
6.7 Omeprazol 18
6.8 Morfina 19
6.9 Tramadol 19
6.10 Heparina Sódica 19
6.11 Vancomicina 20
7. EXAMES RADIOLÓGICOS ELABORATORIAIS. 21
7.1 Radiológicos 21
7.2 Laboratoriais 21
7.2.1 Hemocultura 21
7.2.2 Anisocitose 21
8. CONCLUSÃO 22
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

1. INTRODUÇÃO

A relação estabelecida entre o profissional de saúde e as pessoas quais assiste é fundamental, pois, a depender da qualidade das interações, será melhor ou menor o potencial de construir confiança, estabelecer vínculos eprovocar transformações pessoais que contribuam para a produção de saúde. O profissional deve considerar a pessoa na sua integralidade, valorizar sua unicidade e singularidade, procurando construir uma relação de sujeito com sujeito. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010).
O estudo de caso foi realizado com um paciente internado na clínica São Francisco – Hospital São José, Criciúma por meio de consultasde enfermagem realizadas durante o período de internação do mesmo nas quais obtiveram-se os dados a cerca da história e contexto familiar, bem como dos hábitos de vida e da patologia, realização do exame físico e elaboração dos respectivos diagnósticos e planos de cuidados, onde foram criados a partir das demandas terapêuticas apresentadas pelo paciente, foco principal deste estudo.
Foiutilizada a teoria de Dorothea Elizabeth Orem que sustenta o modelo do Auto-Cuidado e preconiza que os déficits de auto cuidado da pessoa são o resultado de situações ambientais. Ha três sistemas dentro deste modelo profissional na prática de Enfermagem, ou seja: O Sistema de Enfermagem Compensatório, que fornece o cuidado total, Sistema de enfermagem Parcialmente Compensatório, que o paciente tem parteda responsabilidade do auto-cuidado e Sistema Educação-desenvolvimento do Cliente, com responsabilidade efetiva do cliente sobre seu auto-cuidado, no qual a enfermeira age como um consultor.
Utilizei esta teoria, pois acredito que todos os seres humanos possuem capacidade de auto cuidar-se e que é função da enfermagem prestar assistência a quem necessita e não tem capacidade para desenvolver suasatividades básicas seja por algum período ou por tempo indeterminado, a fim de amenizar o sofrimento para um melhor padrão de vida tanto psicológico como social.

2. CONSULTA COMPLETA DO PACIENTE ASSISTIDO - OUVIR

2.1 HISTÓRICO:
Paciente E, I, 53 anos deu entrada na C.S.F no dia 29/09/2011 decorrente de uma Ferida Operatória infeccionada. Pós operatório de cirurgia de “bypass aortobifemoral”.
2.2 OUVIR
E,I, 53 anos, solteiro, natural de Criciúma, SC. Atualmente reside no bairro Cidade Mineira Nova com a mãe, duas irmãs e um sobrinho, em casa própria de alvenaria. Alfabetizado, estudou até a 4º série do ensino primário. Atualmente refere trabalhar como pedreiro, sempre gostou de ser autônomo, onde já trabalhou como apontador por vários anos em São Paulo, Rio de Janeiro e...
tracking img